Adenilde Alencar P. Matias
Patrícia Batista Bolsista
Jorsinai de Argolo
Souza
Resumo
O presente trabalho relata a experiência da
intervenção realizada em uma escola da rede municipal de Itapetinga/BA
referente ao subprojeto de Pedagogia, linha de ação-Educação infantil do
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID- CAPES. Realizamos observações na turma de Pré II,
turno matutino, de um centro de educação infantil e compreendemos que a
observação é essencial para que os discentes da iniciação à docência consigam
obter informações de como atender as necessidades das crianças. Durante as
observações percebemos que as crianças partilham idéias, novidades e constroem
novas parcerias. Sendo assim, ao longo das observações que realizamos na escola
parceira, percebemos que mesmo diante de um acervo literário com excelentes
obras, a Literatura Infantil não tinha um lugar de destaque na prática
cotidiana da escola, bem como muitas das leituras utilizadas na sala pela
regente não condizia com a realidade das crianças. Sendo assim, a partir
das contribuições de Gomes (2011) e do Referencial Nacional Curricular para a
Educação Infantil - RNCEI (1998) sobre a importância da Literatura no
desenvolvimento das crianças, produzimos
a atividade de intervenção que foi construída através de discussões entre os
bolsistas, as supervisoras e a coordenadora da linha de ação sobre as propostas
a serem desenvolvidas com as crianças. Desse modo, as intervenções foram
propostas a partir de projetos mensais com atividades de leitura e contação de
histórias pelos bolsistas, reconto dos textos lidos, atividades artísticas e
discussão dos temas das histórias pelas crianças, com os seguintes clássicos da
Literatura Infantil: Patinho feio, A Joaninha e Quem tem medo de monstro. As
atividades propostas apresentavam como objetivos incentivar o gosto pela
literatura, expressar o que escutou a partir do texto lido e contextualizar o
tema, relacionando-o com a sua realidade. Constatamos que, através da
literatura, ajudamos ás crianças a se expressar por palavras, traduzindo suas
dificuldades, suas ânsias, medos e gostos. Concluímos que a formação do docente,
no que diz respeito à prática pedagógica com a Literatura Infantil, precisa de
mais investimentos para que as crianças possam vivenciar as aprendizagens que a
leitura proporciona.
Palavras-chave: Formação docente.
Literatura Infantil. Pibid. Prática.
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