O PIBID marcou presença e deixou marcas
positivas no primeiro semestre de 2015 no Centro de Educação Infantil Laudinei
Silva Nascimento. Os projetos desenvolvidos pelos bolsistas foram de fundamental
importância para o aprendizado das crianças, contribuindo, também, na reflexão
sobre o papel de todos os envolvidos no processo de ensinar e aprender, dando
um novo sentido ao que é trabalhado na escola.
As atividades planejadas e desenvolvidas por
cada dupla de bolsista em sala de aula, envolveram conteúdos referentes a:
movimento e musicalidade, literatura infantil, gênero, raça e ludicidade. Já se
pode observar a relevância de cada intervenção em sala de aula e no espaço
escolar como um todo. Os frutos colhidos ficaram claros não só no encerramento
do semestre, mas ao longo do seu desenvolvimento no semestre.
Os
relatos dos professores que receberam os bolsistas em sala de aula, refletem a
importância do programa para a unidade escolar.
O que se espera é a continuidade do mesmo, visto os resultados significativos,
de acordo com a avaliação dos professores, no desenvolvimento dos alunos em
relação ao que é proposto como intervenção didática.
![]() |
Casamento na roça, apresentado pelos bolsista na festa junina |
Além
das intervenções realizadas em sala de aula, com objetivos claros e coerentes com
a realidade, o PIBID é um forte aliado da escola em todos os âmbitos da
instituição. A presença dos bolsistas, marcam muito a rotina escolar de toda quarta-feira.
Os alunos, funcionários e professores já aguardam a “novidade” do dia. Eles
sempre nos surpreendem a cada encontro, pois encontraram nos projetos
desenvolvidos pela escola um espaço para participarem, contribuindo sempre de
forma lúdica e significativa.
![]() |
Rodinha de leitura - Turma do Pré I |
Constatamos,
portanto, um saldo super positivo da relação Escola/Universidade e esperamos
colher frutos ainda melhores no 2º semestre, que já vai começar! Acreditamos
que a continuidade do Pibid, seja a porta para reflexões no âmbito educacional,
profissional e pessoal, pois vários desdobramentos são realizados neste
sentido, não só na escola em que atuamos, mas em nossos encontros semanais,
presenciais e virtuais.
Por: Débora Almeida Guimarães - Supervisora da Escola Laudinei Nascimento
Por: Débora Almeida Guimarães - Supervisora da Escola Laudinei Nascimento