sexta-feira, 12 de junho de 2015

Breve apresentação do PIBID Educação Infantil





            O Subprojeto de Pedagogia - Linha de Ação Educação Infantil, visa articular os processos de formação inicial e continuada com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, promovendo a iniciação à docência dos discentes-bolsistas do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e a formação continuada dos professores-bolsistas das escolas parceiras do programa.


Objetivos:

- Investigar as concepções presentes nos contextos sócio-educativo das escolas parceiras para identificar elementos do currículo e da prática pedagógica que necessitam de intervenção didática;
- Analisar e discutir práticas didático-pedagógicos, articuladas com a experiência dos professores e supervisores das escolas parceiras, ampliando o diálogo com a comunidade escolar e os saberes sobre a escola;
- Aprofundar a leitura e discussão de referenciais teóricos relacionados a Educação Infantil: antropologia da criança e Sociologia da Infância;políticas voltadas para a Educação Infantil; estudos da infância e da formação docente; questões éticas que envolvem pesquisas com crianças;
- Produzir instrumentos didático-pedagógicos, tendo em vista contribuir na reorganização curricular e didática das escolas parceiras;


Metodologia:

Rodas de estudo, socialização de experiências, planejamento pedagógico da intervenção didática, produção de diário de campo, relatórios, artigos e acesso a plataforma moodle, (quintas-feira, das 14 ás 17h, no Modulo de Educação – UESB/ Itapetinga), tendo em vista observação participante, planejamento com docentes e intervenções didáticas semanais nas escolas parceiras.

Coordenadora da Linha de Ação: Jorsinai de Argolo Souza

Escolas Parceiras: Escola Laudinei Silva Nascimento e Centro de Educação Infantil Professora Luiza Ferraz

Supervisoras: Débora Almeida Guimarães e Raelma Santos de Carvalho Pereira

Bolsistas: Adnalva; Alana Silva Dantas; Angélica Silva Santos; Claudia Santos Silva; Glaziane Santos da Paixão Brito; Jemimah Dallet M. do Nascimento; Leila Stolze; Luana Pereira Silveira; Nakson Oliveira; Nilson Souza Cerqueira; Rainan Sena Santos Menezes; Reinaldo Santos Oliveira; Rejane Pereira de Oliveira; Vania Moreira Santos

Conhecendo nossas escolas parceiras!!!


ESCOLA LAUDINEI SILVA NASCIMENTO

Momento de acolhida no pátio da Escola Laudinei Nascimento



         O Centro de Educação Infantil Laudinei Silva Nascimento, situado à R: Ulysses Guimarães, s/n, Nova Itapetinga, foi inaugurado em 15 de abril de 2009. Trata-se de uma instituição pública municipal de Educação Infantil, que possui um quadro funcional composto por 30 funcionários, sendo que 10 são professoras, distribuídas pelos turnos matutino e vespertino, em classes de Pré I, Pré II e uma sala de creche. A escola possui 2 pátios cobertos, uma área central ampla (íngreme), banheiros para as crianças (1 masculino e 1 feminino), sala de professores, secretaria (onde funciona coordenação, direção e secretaria), cozinha, depósitos ( 1 material didático e 1 para merenda escolar), sala de vídeo, portaria e banheiro para os funcionários. Possui 7 salas de aula  amplas, com cadeiras e mesas adequadas, armários, alguns brinquedos e livros doados pelos pais e colaboradores.



 CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA LUIZA FERRAZ


Dia da água no Centro de E. I. P. Luiza Ferraz

           O Centro de Educação Infantil Professora Luiza Ferraz foi fundado no ano de 2008, visando atender principalmente as necessidades dos moradores dos bairros Américo Nogueira, Morumbi, Quintas do Morumbi, Quintas do Sul e recentemente vem atendendo a comunidade do bairro 12 de Dezembro e José Ivo. Desde a sua inauguração, a escola vem oferecendo a comunidade de Itapetinga, uma educação de qualidade. A escola já passou por várias mudanças desde a sua fundação, tiveram reformas no espaço físico, para melhor atender a comunidade, saíram e chegaram funcionários, professores e alunos, sempre buscando um bem maior: O SUCESSO DE NOSSAS CRIANÇAS.


   



- Textos cedidos pela equipe de apoio pedagógico das duas escolas.


segunda-feira, 8 de junho de 2015

O Movimento na Educação Infantil: por que ele é tão importante?


Momento de acolhida no pátio da Escola Laudinei - Poemas com fantoches


Desde a mais terna idade, as crianças executam vários movimentos, como: engatinhar, correr, andar, pular, brincar e etc. É por meio destes movimentos e gestos que as elas descobrem e exploram o mundo em sua volta.
No ambiente escolar se faz necessário um planejamento que envolva o movimento para o pleno desenvolvimento das crianças, criando situações onde elas possam ser desafiadas e estimuladas a terem um maior controle sobre o seu próprio corpo.
O referencial curricular nacional para a educação infantil diz de maneira clara a importância que o movimento possui para o desenvolvimento psicomotor da criança.

O trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal de cada criança. (BRASIL, p.15)

 Desta maneira o movimento deve estar presente nas mais variadas situações da educação infantil, oportunizando que as crianças utilizem gestos, posturas e ritmos, para se expressarem de forma livre e produtiva.

Intervenções da Escola Laudinei Nascimento

Atividade de Zumba no pátio da Escola Laudinei Nascimento.


          Foram desenvolvidas na Escola Laudinei Nascimento, nos meses de maio e junho, atividades que estimulassem e assegurassem as questões que envolvem o movimento na Educação Infantil. Por meio das observações, percebemos a importância de se trabalhar essas habilidades com as crianças, pois presenciamos aspectos pertinentes de timidez, baixa expressão espontânea e principalmente a pouca movimentação no ambiente de sala de aula.
            Neste processo, elaboramos intervenções voltadas principalmente para as questões do movimento infantil, atrelando a arte e a música. Dentre as diversas atividades desenvolvidas, podemos citar: Sequências rítmicas com músicas de comando; Danças circulares; Brincadeiras musicais; Percussão corporal; Ritmo com clavas; Expressão livre com o canto, Zumba, dentre outras.
            Durante este percurso de um mês e meio, percebemos uma nova roupagem que foi dada a classe. As crianças se mostraram bem mais atentas e aptas para as atividades, despertando assim, aspectos de extrema importância para o desenvolvimento de cada uma no processo de aprendizagem, deixando-nos extremamente satisfeitos com o que foi propostos e executado.

Por: Glaziane Santos e Rainan Sena - Bolsistas do PIBID Educação Infantil


Referência:

Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. Volume 3, pg. 15.