Agregar o conteúdo de livros,
artigos de revistas e atividades monográficas às discussões e debates nos
encontros da equipe do PIBID da Educação Infantil, tem sido uma rotina
agradável e enriquecedora. No dia 29 de outubro na UESB campus de Itapetinga
foi a vez da dupla Jemimah Dallet e Reinaldo Santos trazerem para nós um estudo/debate
do capitulo “Crianças e Adultos em Museus
e Centros Culturais” de Maria Cristina Carvalho e Cristina Laclete Porto, do
livro Educação Infantil Formação e Responsabilidade, Sônia Kramer, Maria
Fernanda Nunes, Maria Cristina Carvalho.
Sabemos
que algumas pessoas vêem os museus e centros culturais apenas como um local
para antiguidades ou coisas antigas (velha), como dizem, também observamos nas
experiências descritas no capitulo, resultado de quatro pesquisas de campo, que
esse pensamento está presente em muitos docentes da educação infantil. Não só o
argumento de ser um lugar de “coisas antigas” vimos também, outro motivo que
impedem os professores e coordenadores não articularem essas visitas, é o dito:
“ambiente adulto”, ou seja aquele não é um lugar para crianças. Percebemos que
ainda está presente nos discursos docentes um preconceito e uma restrição na
capacidade de interação das crianças com o adulto ou “mundo adulto” e por isso
cria-se o mundo infantil comprovando a fala de LEITE, 2004: Crianças são
pensadas como fatias de mercado - museu para crianças, cinema para crianças,
teatro para criança - eliminando totalmente o convívio geracional e assumindo o
ciclo natural de nascimento, crescimento, amadurecimento, envelhecimento e
morte.O encontro foi bastante proveitoso e de uma variedade de discussões por
parte dos pibideiros, coordenadoras e supervisora, onde expuseram também suas
experiências e angustias à respeito do assunto e dos conflitos culturais que
nos impedem de ampliar nossa visão no que diz respeito da evolução do nosso
ensino pedagógico infantil.
O
resultado da discussão não só animou e incentivou uma ação diferente na sala de
aula, como também em seus papéis maternos, as pibideiras e coordenadoras que já
são mães, saíram planejando incentivar seus filhos e filhas a essa interação
cultural e geracional.
Por: Jemimah Dallet e Reinaldo Santos
REFERÊNCIAS
LEITE, M.I. Arte e memória. In:
SEMINÁRIO Estadual de Arte na Educação. A arte e o diferente no contexto
educacional. Lages: Livro de memórias; UNIPLAC, 2004. p. 61-64.
LEITE, M.I. Museus de arte: espaços de
educação e cultura. In: LEITE, M. I.; OSTETTO, L.E. (Org.). Museu, educação e cultura: encontros de
crianças e professores com a arte. Campinas: Papirus, 2005. p. 19-54.
CARVALHO, Maria Cristina. Crianças e
Adultos em Museus e Centros Culturais. In:. KRAMER, Sonia; NUNES, Maria
Fernanda; Educação Infantil Formação e Responsabilidade (Org). Papirus. 2013.