Leila Stolze Gomes
Joana Carolina de
Souza Martins
Jorsinai de Argolo
Souza
RESUMO
O presente trabalho trata-se de um relato das
experiências como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência – PIBID, subprojeto de
Pedagogia, linha de ação da Educação Infantil, com o objetivo de apresentar vivências
significativas na escola, a partir das intervenções com as crianças e, na
universidade, durante os planejamentos e rodas de estudo com outros colegas
bolsistas, supervisoras e coordenadora. Essas aprendizagens envolvem: o contato
com o cotidiano escolar na educação infantil; a experiência com as crianças
para observação e a preparação de uma intervenção pedagógica inovadora, lúdica;
a metodologia direcionada ás necessidades específicas das turmas, considerando as
diversidades em cada contexto individual; a troca de conhecimentos entre os
professores atuantes da escola com os alunos do curso de Pedagogia e o
conhecimento das políticas públicas para a educação infantil. Na escola, destacamos
o momento do acolhimento, no início da aula, envolvendo todas as turmas e o
momento literário em sala de aula. Aprendemos, durante o desenvolvimento dessas
atividades, o quanto o professor precisa se atentar para a maneira como as
crianças socializam entre si e sua cultura pessoal para então poder intervir de
forma construtiva no desenvolvimento de cada uma, respeitando a diversidade,
desconstruindo práticas que levam a exclusão seja por motivo de crenças, cor,
etnia, gênero e classe social. Outro momento significativo foi a constatação da
importância da observação para a prática do professor, pois indica o que
precisa ser trabalhado com as crianças. Na nossa experiência, identificamos a
necessidade de desenvolver atividades que contribuíssem na coordenação motora através
de práticas e atividades que favorecessem a iniciativa e a criatividade das
crianças, despertando o interesse pela escrita e pela criação de desenhos. Na
universidade, nos momentos das reuniões de avaliação e estudos trocamos
experiências, pesquisamos, estudamos obras de pesquisadores da área da Educação
Infantil e salientamos a oportunidade de desenvolver um planejamento, através
das sequencias didáticas. Comprovamos que o fato de saber o que fazer, para que
fazer e como fazer contribui para que alcancemos resultados significativos no
aprendizado das crianças. Após as vivências na escola e na universidade,
estamos cientes da necessidade de ampliarmos nossos estudos e pesquisas no
âmbito da educação infantil e evidenciamos
que essa relação entre PIBID, escola
parceira, supervisores, coordenadores e bolsistas promove o aprendizado dos
futuros docentes, diminuindo equívocos
na prática dos futuros docentes. Desta maneira é imprescindível que as
políticas públicas em educação contribuam e reconheçam o trabalho em conjunto
entre a escola da educação básica e a universidade.
Palavras-chave:
Aprendizagem.
Bolsista. Docência. Pibid.
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