terça-feira, 19 de dezembro de 2017

MOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL - UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM


Rosângela de Sousa Oliveira¹
Jorsinai Argolo Souza²


INTRODUÇÃO
           
A Motricidade tem um papel central no desenvolvimento humano e apresenta estreita relação com os processos de aprendizagem na ordem afetiva, social e intelectual, possibilitando as crianças descobrir o mundo exterior através do seu corpo.
A partir das relações que a criança vai estabelecendo na escola e em seu ambiente, elas desenvolvem relações que envolvem expressões importantes no processo de sua aprendizagem. Exemplo disso são atividades que proporcionam a vivência de diferentes movimentos do corpo, onde a criança desenvolve os seus aspectos físico-motores e, ao mesmo tempo, pode ser levada a entender os significados de sua movimentação. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI/BRASIL, 1998)
O trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal de cada criança. (p.15)


As habilidades básicas são condições mínimas para uma boa aprendizagem, e constituem a estrutura da educação psicomotora que é tão importante no processo de ensino aprendizagem. Para que ocorra esse desenvolvimento psicomotor, o professor precisa construir e reconstruir o seu saber, a partir de meios e estratégias para estimular suas crianças  no desenvolvimento desse processo. Os principais aspectos a serem destacados são: esquema corporal, lateralidade, organização espacial e estruturação temporal. Também é importante trabalhar as percepções e a motricidade ampla e fina.
Le Boulch (1987) ressalta a importância do desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo da criança na fase inicial escolar. Para que o trabalho psicomotor seja realizado com sucesso é necessário que os exercícios sejam bem explorados, pois ao conhecer seu próprio corpo, a criança necessita ter a imagem do corpo, o conceito do corpo e a elaboração do esquema corporal. Segundo Le Boulch:
A estruturação do esquema corporal organiza-se a partir de uma estreita interligação entre duas imagens. Como resultado, a criança dispõe de uma imagem do corpo ‘operatório’ no sentido piagetiano, um suporte que permite programar mentalmente ações em torno do objeto e também em torno de seu próprio corpo. (2001, p. 19)

Através das sensações, mobilizações e deslocamento a criança percebe seu próprio corpo. Segundo Le Boulch (1987), é de grande importância à educação pelo movimento no processo escolar, uma vez que seu objetivo central é contribuir para o desenvolvimento motor da criança. Sendo o corpo a origem das habilidades cognitivas, a estimulação do desenvolvimento psicomotor tornando-se necessário no processo global de aprendizagem.
Desse modo, o objetivo deste artigo é elucidar a importância da Motricidade para o desenvolvimento infantil como ferramenta de aprendizagem.

METODOLOGIA

O presente trabalho visa apresentar o resultado das observações e intervenções sobre a Motricidade na Educação Infantil realizadas no Centro de Educação Infantil Laudinei Silva Nascimento, na turma do Pré II, turno matutino, composta por crianças de 05 anos de idade.
Durante três semanas de observações, surgiram algumas indagações sobre o posicionamento da regente em relação à questão do uso da Motricidade em sala de aula, através de atividades lúdicas, que contribuísse no desenvolvimento motor e afetivo das crianças. Desse modo, constatou-se que seria necessário planejar intervenções que trabalhassem a Motricidade, com a finalidade de contribuir no processo de aprendizagem, tornando o ambiente educativo mais agradável, prazeroso e lúdico para as crianças.
Sendo assim, foi elaborado um plano de intervenção, contemplando atividades relacionadas à: música, dança e circuitos psicomotores, envolvendo sempre o movimento corporal das crianças.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

As intervenções aconteceram em três momentos: no primeiro momento as crianças eram acolhidas com exercícios de relaxamento com música instrumental, estimulando o imaginário, de forma calma e serena, sentindo-se menos inquietas para o próximo momento. Para Boulch (1982), na educação infantil, a educação psicomotora possui um papel relevante na prevenção das dificuldades escolares, ou seja, ela promove um desenvolvimento total do individuo.
[…] A educação psicomotora concerne uma formação de base indispensável a toda criança que seja normal ou com problemas. Responde a uma dupla finalidade: assegurar o desenvolvimento funcional tendo em conta possibilidades da criança e ajudar sua afetividade a expandir-se e a equilibrar-se através do intercambio com o ambiente humano (LE BOULCH, 1982, p.13).

Seguindo uma sequência didática, o segundo momento, foi dos circuitos psicomotores como o objetivo de desenvolver habilidades como andar, correr, subir, descer, saltar, rastejar, alcançando assim o objetivo de trabalhar coordenação motora fina e grossa, lateralidade, noção de espaço.
O terceiro momento envolvia o eixo das Artes, como música e dança, as crianças se divertiam bastante nessa aula e dançavam com entusiasmos: cabeça, ombro, joelho e pé; dança do canguru;  mosquito tic; morto vivo) no comando das bolsistas.
Diante dos trabalhos realizados foi possível perceber, na prática, que a Motricidade é uma grande aliada no processo de aprendizagem da criança. Foram utilizadas atividades diversificadas no desenvolvimento das crianças, cumprindo um roteiro de plano de aulas com o objetivo de sustentar três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Não ficamos restritas a desenvolver atividades apenas com lápis e papel, mas possibilitamos uma aprendizagem de forma lúdica, divertida, prazerosa, que permitiu o movimento do corpo e a socialização das crianças.
Sem dúvida, a Motricidade é uma grande aliada para a aprendizagem dos conteúdos do currículo da educação Infantil de forma lúdica, divertida e prazerosa. Além disso, por meio de atividades motoras, é possível identificar o momento do desenvolvimento que a criança está vivendo. Sendo assim, Le Boulch (1982) nos alerta que para compreender a criança, seu desenvolvimento e ação é preciso, saber qual estágio psicomotor ela se encontra, acreditar em suas potencialidades, proporcionando situações de vivências que a desafie.
A partir da execução das atividades de motricidade, observamos como foi ampliada a capacidade de atenção das crianças; o processo de socialização e interações em grupos; independente sexo ou etnia; a expansão de seus movimentos e exploração corporais, havendo estimulação dos aspectos o motores, afetivo e cognitivo.  

CONCLUSÕES OU CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Motricidade pode ser desenvolvida de maneira prazerosa e lúdica, possibilitando a participação de todos os alunos, a fim de quebrar esse muro construído entre professor e aluno. No âmbito dos saberes pedagógico, a autonomia deve ser recíproca tanto para educador quanto para o educando. O professor como mediador entre conhecimento e o lúdico, faz o ato de educar um compromisso consciente intencional, de esforço, sem perder o caráter de prazer, de satisfação individual e coletiva.
Nesse sentido, necessário se faz propiciar experiências que favoreçam a motricidade global, contribuindo no desenvolvimento integral das crianças.

REFERÊNCIAS
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

COSTA, Arlindo. Metodologia da pesquisa Científica. Mafra-SC-Edição 2006.

LE BOULCH, Jean. O desenvolvimento psicomotor: do nascimento até 6 anos. Trad. por Ana Guardiola Brizolara. Porto Alegre: Artes Médicas, 3ª. Ed., 1982.

_________ Educação Psicomotora: psicogenética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987





¹Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UEBS. Bolsista de Iniciação a Docência do Subprojeto de Pedagogia. Rosângela de Sousa Oliveira. E-mail:rosangelaoliverbarros@hotmail.com
²Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Coordenador do Subprojeto de Pedagogia Jorsinai Argolo Souza naiargolo123@gmail.com








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