Rosângela de Sousa Oliveira¹
Jorsinai Argolo Souza²
INTRODUÇÃO
A Motricidade tem um
papel central no desenvolvimento humano e apresenta estreita relação com os
processos de aprendizagem na ordem afetiva, social e intelectual, possibilitando
as crianças descobrir o mundo exterior através do seu corpo.
A partir das relações
que a criança vai estabelecendo na escola e em seu ambiente, elas desenvolvem
relações que envolvem expressões importantes no processo de sua aprendizagem.
Exemplo disso são atividades que proporcionam a vivência de diferentes
movimentos do corpo, onde a criança desenvolve os seus aspectos físico-motores
e, ao mesmo tempo, pode ser levada a entender os significados de sua
movimentação. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil (RCNEI/BRASIL, 1998)
O trabalho com movimento
contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando
um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças,
abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades
cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal
de cada criança. (p.15)
As habilidades básicas
são condições mínimas para uma boa aprendizagem, e constituem a estrutura da
educação psicomotora que é tão importante no processo de ensino aprendizagem. Para
que ocorra esse desenvolvimento psicomotor, o professor precisa construir e
reconstruir o seu saber, a partir de meios e estratégias para estimular suas
crianças no desenvolvimento desse
processo. Os principais aspectos a serem destacados são: esquema corporal,
lateralidade, organização espacial e estruturação temporal. Também é importante
trabalhar as percepções e a motricidade ampla e fina.
Le Boulch (1987)
ressalta a importância do desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo da criança
na fase inicial escolar. Para que o trabalho psicomotor seja realizado com
sucesso é necessário que os exercícios sejam bem explorados, pois ao conhecer
seu próprio corpo, a criança necessita ter a imagem do corpo, o conceito do corpo
e a elaboração do esquema corporal. Segundo Le Boulch:
A estruturação do esquema
corporal organiza-se a partir de uma estreita interligação entre duas imagens.
Como resultado, a criança dispõe de uma imagem do corpo ‘operatório’ no sentido
piagetiano, um suporte que permite programar mentalmente ações em torno do
objeto e também em torno de seu próprio corpo. (2001, p. 19)
Através das sensações,
mobilizações e deslocamento a criança percebe seu próprio corpo. Segundo Le
Boulch (1987), é de grande importância à educação pelo movimento no processo
escolar, uma vez que seu objetivo central é contribuir para o desenvolvimento
motor da criança. Sendo o corpo a origem das habilidades cognitivas, a
estimulação do desenvolvimento psicomotor tornando-se necessário no processo
global de aprendizagem.
Desse modo, o objetivo
deste artigo é elucidar a importância da Motricidade para o desenvolvimento
infantil como ferramenta de aprendizagem.
METODOLOGIA
O presente trabalho visa
apresentar o resultado das observações e intervenções sobre a Motricidade na
Educação Infantil realizadas no Centro de Educação Infantil Laudinei Silva
Nascimento, na turma do Pré II, turno matutino, composta por crianças de 05
anos de idade.
Durante três semanas de
observações, surgiram algumas indagações sobre o posicionamento da regente em
relação à questão do uso da Motricidade em sala de aula, através de atividades
lúdicas, que contribuísse no desenvolvimento motor e afetivo das crianças.
Desse modo, constatou-se que seria necessário planejar intervenções que
trabalhassem a Motricidade, com a finalidade de contribuir no processo de
aprendizagem, tornando o ambiente educativo mais agradável, prazeroso e lúdico
para as crianças.
Sendo assim, foi
elaborado um plano de intervenção, contemplando atividades relacionadas à:
música, dança e circuitos psicomotores, envolvendo sempre o movimento corporal
das crianças.
RESULTADOS
E DISCUSSÃO
As intervenções
aconteceram em três momentos: no primeiro momento as crianças eram acolhidas
com exercícios de relaxamento com música instrumental, estimulando o
imaginário, de forma calma e serena, sentindo-se menos inquietas para o próximo
momento. Para Boulch (1982), na educação infantil, a educação psicomotora
possui um papel relevante na prevenção das dificuldades escolares, ou seja, ela
promove um desenvolvimento total do individuo.
[…] A educação psicomotora
concerne uma formação de base indispensável a toda criança que seja normal ou
com problemas. Responde a uma dupla finalidade: assegurar o desenvolvimento
funcional tendo em conta possibilidades da criança e ajudar sua afetividade a
expandir-se e a equilibrar-se através do intercambio com o ambiente humano (LE
BOULCH, 1982, p.13).
Seguindo uma sequência
didática, o segundo momento, foi dos circuitos psicomotores como o objetivo de
desenvolver habilidades como andar, correr, subir, descer, saltar, rastejar,
alcançando assim o objetivo de trabalhar coordenação motora fina e grossa,
lateralidade, noção de espaço.
O terceiro momento
envolvia o eixo das Artes, como música e dança, as crianças se divertiam
bastante nessa aula e dançavam com entusiasmos: cabeça, ombro, joelho e pé;
dança do canguru; mosquito tic; morto
vivo) no comando das bolsistas.
Diante dos trabalhos realizados foi possível perceber, na prática, que a
Motricidade é uma grande aliada no processo de aprendizagem da criança. Foram utilizadas
atividades diversificadas no desenvolvimento das crianças, cumprindo um roteiro
de plano de aulas com o objetivo de sustentar três conhecimentos básicos: o
movimento, o intelecto e o afeto. Não ficamos restritas a desenvolver
atividades apenas com lápis e papel, mas possibilitamos uma aprendizagem de
forma lúdica, divertida, prazerosa, que permitiu o movimento do corpo e a
socialização das crianças.
Sem dúvida, a
Motricidade é uma grande aliada para a aprendizagem dos conteúdos do currículo
da educação Infantil de forma lúdica, divertida e prazerosa. Além disso, por
meio de atividades motoras, é possível identificar o momento do desenvolvimento
que a criança está vivendo. Sendo assim, Le Boulch (1982) nos alerta que para
compreender a criança, seu desenvolvimento e ação é preciso, saber qual estágio
psicomotor ela se encontra, acreditar em suas potencialidades, proporcionando
situações de vivências que a desafie.
A partir da execução
das atividades de motricidade, observamos como foi ampliada a capacidade de
atenção das crianças; o processo de socialização e interações em grupos;
independente sexo ou etnia; a expansão de seus movimentos e exploração corporais,
havendo estimulação dos aspectos o motores, afetivo e cognitivo.
CONCLUSÕES
OU CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Motricidade pode ser desenvolvida de maneira
prazerosa e lúdica, possibilitando a participação de todos os alunos, a fim de
quebrar esse muro construído entre professor e aluno. No âmbito dos saberes
pedagógico, a autonomia deve ser recíproca tanto para educador quanto para o
educando. O professor como mediador entre conhecimento e o lúdico, faz o ato de
educar um compromisso consciente intencional, de esforço, sem perder o caráter
de prazer, de satisfação individual e coletiva.
Nesse sentido,
necessário se faz propiciar
experiências que favoreçam a motricidade global, contribuindo no
desenvolvimento integral das crianças.
REFERÊNCIAS
BRASIL,
Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. Referencial
curricular nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
COSTA,
Arlindo. Metodologia da pesquisa
Científica. Mafra-SC-Edição 2006.
LE
BOULCH, Jean. O desenvolvimento psicomotor: do nascimento até 6 anos.
Trad. por Ana Guardiola Brizolara. Porto Alegre: Artes Médicas, 3ª. Ed., 1982.
_________
Educação Psicomotora: psicogenética na idade escolar. Porto Alegre:
Artes Médicas, 1987
¹Universidade Estadual do
Sudoeste da Bahia- UEBS. Bolsista de Iniciação a Docência do Subprojeto de
Pedagogia. Rosângela de Sousa Oliveira. E-mail:rosangelaoliverbarros@hotmail.com
²Universidade Estadual do
Sudoeste da Bahia- UESB. Coordenador do Subprojeto de Pedagogia Jorsinai Argolo
Souza naiargolo123@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário