ORDEM
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OBJETIVOS
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ATIVIDADES
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AÇÕES
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PERIODICIDADE
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CRONOGRAMA
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01
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- Avaliar a atuação do PIBID em 2014;
- Planejar e socializar ações para 2015
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ENCONTRO COM A COMUNIDADE ESCOLAR
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Reflexão inicial – Universidade e escola
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Esclarecendo dúvidas sobre o PIBID
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Avaliação da ação dos bolsistas (alunos e supervisoras)
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Apresentação e discussão da proposta de trabalho para 2015
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Anual
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Primeira semana de março de 2015
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02
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-Compreender as concepções presentes nas
práticas da unidade escolar
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ESTUDO TIPO ETNOGRÁFICO
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-
Leitura do Regimento escolar e da proposta pedagógica
-Observar
concepções da comunidade escolar relativas a: Concepção de educação infantil;
interações entre crianças e crianças e crianças e adultos; questões de
diversidade – etnia, gênero, NEE;
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Anual
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Segunda semana de março de 2015
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03
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- Identificar
elementos do processo de ensinar e aprender que necessitam de intervenção
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OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE
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Observar
o processo de ensino e aprendizagem de acordo com o currículo da educação
infantil :Linguagem oral, leitura, escrita; Movimento (motricidade,
brincadeira, jogos) Matemática (jogos, situações problemas) Ciências Naturais
e Sociais Artes (música, dança, teatro, artes visuais)
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Semanal
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Segunda e Terceira semana de março
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04
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-Analisar e discutir casos
didático-pedagógicos e práticas articuladas com a experiência dos professores
supervisores e os saberes sobre a escola.
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PLANEJAMENTO COM DOCENTES
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-
Estudo/oficina com todos os docentes ( 30’)
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Socialização da intervenção realizada com as crianças para todos os docentes
(15’)
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Planejamento da intervenção com a regente da classe ( 15’)
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Mensal
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Março a dezembro de 2015
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05
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-Relatar experiências e atividades
desenvolvidas no programa
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DIÁRIO DE CAMPO
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Produzir registros: intervenção realizada com as crianças, planejamento com
docentes, encontros semanais
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Semanal
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Março a dezembro de 2015
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06
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- Alimentar o sistema moodle
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ACESSO AO MOODLE
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-
Acessar o moodle para postar plano de aula, imagens, diários de campo, dentre
outros
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Semanal
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Março a dezembro de 2015
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07
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- Aprofundar a leitura e discussão de
referenciais teóricos relacionados a Educação Infantil
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RODA DE ESTUDO
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-
Estudo da obra Formação e Responsabilidade (Sônia Krammer,..)
*Apresentação das ideias do texto/Debate
de questões levantadas pelos expositores e pelo grupo
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Estudo de temáticas relacionadas as intervenções realizadas com as crianças
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Mensal
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Fevereiro a dezembro de 2015
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08
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- Inovar as práticas de ensino,
elaborando instrumentos didático-pedagógicos
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PLANEJAMENTO DE MONITORIA DIDÁTICA
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-
Planejamento e confecção de materiais a serem utilizados na intervenção
-Socialização
do planejamento para possíveis ajustes
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Quinzenal
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Março a dezembro de 2015
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09
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- Contribuir no processo de ensinar e
aprender, através de uma ação especifica, em um momento da aula
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MONITORIA DIDÁTICA
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-
Realização da intervenção com as crianças na perspectiva de colaboração pedagógica, envolvendo
regente, bolsistas e supervisores do PIBID
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Semanal
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Março a dezembro de 2015
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10
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- Socializar atividades produzidas na
escola e ampliar o diálogo com a comunidade escolar
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SEMINÁRIO NA ESCOLA
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-
Comunicação oral das experiências realizadas com as crianças
-Exposição
de materiais produzidos para a intervenção e com as crianças
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Semestral
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Junho e Novembro de 2015
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11
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- Sistematizar as ações desenvolvidas
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PRODUÇÃO DE RELATORIO
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-
Produção do relatório a partir de todas as ações realizadas no semestre
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Semestral
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Junho e Dezembro de 2015
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12
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-Incentivar a leitura, a escrita e a
fala em diferentes contextos da profissão, por meio da trilogia
uso-reflexão-uso
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PRODUÇÃO DE ARTIGO
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-
Produção da primeira versão do artigo
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Revisão do artigo
-
Produção da versão final
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Semestral
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Abril a junho 2015
Julho a dezembro de 2015
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13
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- Refletir sobre ações desenvolvidas,
visando replanejamento
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PRODUÇÃO DE RELATÓRIO FINAL
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-
Produção do relatório com as ações realizadas, dificuldades e sugestões.
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anual
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Janeiro de 2016
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segunda-feira, 22 de junho de 2015
ATIVIDADES DO PIBID E.I. PARA O ANO DE 2015
A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR A AUTONOMIA E A SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS NA SALA DE AULA ATRAVÉS DA ARTE
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Momento da pintura (Meu corpo é legal) - Turma do Pré II |
Trabalhar em grupo é uma forma simples de estimular a
socialização e a solidadriedade entre as crianças. Desenvolve o sentido da
autonomia, no momento em que há a ajuda mútua promovendo o crescimento de todo
o grupo. Dessa forma, a criatividade e a
autonomia andam juntas, pois a experiência de mundo, a interação entre sujeitos
e a construção ativa do conhecimento podem proporcionar um impulso criador e
questionador, além de levar a criança a um desenvolvimento do sentido de
cooperação e de diálogo.
Quando relacionamos a socialização e a autonomia, fazendo de
ambas práticas pedagógicas, estamos capacitando a criança para se deslocar de
seu egocentrismo e colocar-se na perspectiva do outro, criando bases para o
desenvolvimento de si próprio como ser autônomo moral e intelectual. Foi nessa
perspectiva que no primeiro semestre de intervenções vimos a necessidade de se
trabalhar a socialização e autonomia das crianças com o objetivo de provocar um
maior envolvimento e participação. Resolvemos, então, organizar atividades que
beneficiassem a criatividade e autonomia, de uma forma que contemplassem a
interação entre as crianças, pois é perceptível o quanto a arte está atrelada a
todos os momentos na vida das mesmas.
Em cada intervenção, as
crianças tiveram a oportunidade de perceber a importância de trabalhar coletivamente
no intuito de alcançar um objetivo em comum. Realizaram em grupo, uma produção de arte que
representassem o corpo humano, bem como suas partes. Portanto, a arte funcionou
como instrumento de socialização entre eles. Ao trabalhar com a arte, de
preferência em grupo, a criança expressa os seus desejos e anseios e o
professor poderá por sua vez, orientá-las no caminho a percorrer para o
processo de aprendizagem.
Finalmente, identificamos
um belo trabalho realizado pelas crianças, que expressaram de maneira
surpreendente o que a arte representa na vida de cada uma. Vimos que as
crianças conseguiram interpretar o conteúdo que eles viram em sala de aula, de
uma maneira interativa, espontânea e criativa.
Por Cláudia Santos e Alana Dantas
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