segunda-feira, 22 de junho de 2015

ATIVIDADES DO PIBID E.I. PARA O ANO DE 2015




ORDEM
OBJETIVOS
ATIVIDADES
AÇÕES
PERIODICIDADE
CRONOGRAMA
01

- Avaliar a atuação do PIBID em 2014;
- Planejar e socializar ações para 2015

ENCONTRO COM A COMUNIDADE ESCOLAR

- Reflexão inicial – Universidade e escola
- Esclarecendo dúvidas sobre o PIBID
- Avaliação da ação dos bolsistas (alunos e supervisoras)
- Apresentação e discussão da proposta de trabalho para 2015
Anual

Primeira semana de março de 2015
02

-Compreender as concepções presentes nas práticas da unidade escolar


ESTUDO TIPO ETNOGRÁFICO
- Leitura do Regimento escolar e da proposta pedagógica
-Observar concepções da comunidade escolar relativas a: Concepção de educação infantil; interações entre crianças e crianças e crianças e adultos; questões de diversidade – etnia, gênero, NEE;
Anual

Segunda semana de março de 2015
03


- Identificar elementos do processo de ensinar e aprender que necessitam de intervenção

OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE

Observar o processo de ensino e aprendizagem de acordo com o currículo da educação infantil :Linguagem oral, leitura, escrita; Movimento (motricidade, brincadeira, jogos) Matemática (jogos, situações problemas) Ciências Naturais e Sociais Artes (música, dança, teatro, artes visuais)


Semanal


Segunda e Terceira semana de março
04

-Analisar e discutir casos didático-pedagógicos e práticas articuladas com a experiência dos professores supervisores e os saberes sobre a escola.



PLANEJAMENTO COM DOCENTES

- Estudo/oficina com todos os docentes ( 30’)
- Socialização da intervenção realizada com as crianças para todos os docentes (15’)
- Planejamento da intervenção com a regente da classe ( 15’)
Mensal



Março a dezembro de 2015
05
-Relatar experiências e atividades desenvolvidas no programa

DIÁRIO DE CAMPO
- Produzir registros: intervenção realizada com as crianças, planejamento com docentes, encontros semanais
Semanal

Março a dezembro de 2015
06

- Alimentar o sistema moodle

ACESSO AO MOODLE

- Acessar o moodle para postar plano de aula, imagens, diários de campo, dentre outros
Semanal

Março a dezembro de 2015
07


- Aprofundar a leitura e discussão de referenciais teóricos relacionados a Educação Infantil



RODA DE ESTUDO

- Estudo da obra Formação e Responsabilidade (Sônia Krammer,..)
    *Apresentação das ideias do texto/Debate de questões levantadas pelos expositores e pelo grupo
- Estudo de temáticas relacionadas as intervenções realizadas com as crianças
Mensal

Fevereiro a dezembro de 2015
08

- Inovar as práticas de ensino, elaborando instrumentos didático-pedagógicos


PLANEJAMENTO DE MONITORIA DIDÁTICA
- Planejamento e confecção de materiais a serem utilizados na intervenção
-Socialização do planejamento para possíveis ajustes
Quinzenal

Março a dezembro de 2015
09

- Contribuir no processo de ensinar e aprender, através de uma ação especifica, em um momento da aula



MONITORIA DIDÁTICA
- Realização da intervenção com as crianças na perspectiva de colaboração pedagógica, envolvendo regente, bolsistas e supervisores do PIBID
Semanal
Março a dezembro de 2015
10

- Socializar atividades produzidas na escola e ampliar o diálogo com a comunidade escolar



SEMINÁRIO NA ESCOLA
- Comunicação oral das experiências realizadas com as crianças
-Exposição de materiais produzidos para a intervenção e com as crianças
Semestral

Junho e Novembro de 2015
11

- Sistematizar as ações desenvolvidas


PRODUÇÃO DE RELATORIO

- Produção do relatório a partir de todas as ações realizadas no semestre
Semestral

Junho e Dezembro de 2015
12

-Incentivar a leitura, a escrita e a fala em diferentes contextos da profissão, por meio da trilogia uso-reflexão-uso



PRODUÇÃO DE ARTIGO
- Produção  da primeira versão do artigo
- Revisão do artigo
- Produção da versão final

Semestral

Abril a junho  2015
Julho a dezembro de 2015
13
- Refletir sobre ações desenvolvidas, visando replanejamento

PRODUÇÃO DE RELATÓRIO FINAL
- Produção do relatório com as ações realizadas, dificuldades e sugestões.

          anual

Janeiro de 2016

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR A AUTONOMIA E A SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS NA SALA DE AULA ATRAVÉS DA ARTE


Momento da pintura (Meu corpo é legal) - Turma do Pré II
Trabalhar em grupo é uma forma simples de estimular a socialização e a solidadriedade entre as crianças. Desenvolve o sentido da autonomia, no momento em que há a ajuda mútua promovendo o crescimento de todo o grupo. Dessa forma,  a criatividade e a autonomia andam juntas, pois a experiência de mundo, a interação entre sujeitos e a construção ativa do conhecimento podem proporcionar um impulso criador e questionador, além de levar a criança a um desenvolvimento do sentido de cooperação e de diálogo.
Quando relacionamos a socialização e a autonomia, fazendo de ambas práticas pedagógicas, estamos capacitando a criança para se deslocar de seu egocentrismo e colocar-se na perspectiva do outro, criando bases para o desenvolvimento de si próprio como ser autônomo moral e intelectual. Foi nessa perspectiva que no primeiro semestre de intervenções vimos a necessidade de se trabalhar a socialização e autonomia das crianças com o objetivo de provocar um maior envolvimento e participação. Resolvemos, então, organizar atividades que beneficiassem a criatividade e autonomia, de uma forma que contemplassem a interação entre as crianças, pois é perceptível o quanto a arte está atrelada a todos os momentos na vida das mesmas.
Em cada intervenção, as crianças tiveram a oportunidade de perceber a importância de trabalhar coletivamente no intuito de alcançar um objetivo em comum.  Realizaram em grupo, uma produção de arte que representassem o corpo humano, bem como suas partes. Portanto, a arte funcionou como instrumento de socialização entre eles. Ao trabalhar com a arte, de preferência em grupo, a criança expressa os seus desejos e anseios e o professor poderá por sua vez, orientá-las no caminho a percorrer para o processo de aprendizagem.
Finalmente, identificamos um belo trabalho realizado pelas crianças, que expressaram de maneira surpreendente o que a arte representa na vida de cada uma. Vimos que as crianças conseguiram interpretar o conteúdo que eles viram em sala de aula, de uma maneira interativa, espontânea e criativa.

Por Cláudia Santos e Alana Dantas