O cotidiano da escola de
Educação Infantil é permeado por várias práticas que visam o desenvolvimento da
criança, dentre elas destacamos o fazer artístico, onde a criança vivencia diversas
linguagens, ampliando a percepção, o raciocínio lógico, sensibilidade, a
cognição, a motricidade e a imaginação.
No que diz respeito à
Arte na Educação Infantil o Referencial Curricular para Educação Infantil
(RCNEI) ressalta que as Artes são linguagens e, portanto, uma das formas importantes
de expressão e comunicação humana, o que por si só justifica sua presença na
Educação Infantil.
Partindo desse
pressuposto, procuramos trabalhar com a arte do Origami (dobraduras). Origami é
a arte tradicional japonesa de dobrar papéis. Trata-se de uma forma de
representação visual/escultural, definida principalmente pela dobradura de
papéis. Segundo Genova (2008), o Origami é uma forma de expressão. Quem
manipula o papel abre uma porta de comunicação com o outro, além de valorizar o
movimento das mãos, estimular as articulações e o cérebro.
Propomos, então,
trabalhar com a confecção de um cartaz previamente feito com o poema As
Borboletas de Vinícius de Moraes, onde as crianças usaram a técnica da
dobradura para ornamentação do mesmo.
Através da realização da
atividade, notamos que algumas crianças não tinham o domínio dessa arte em
comparação com outros colegas de classe. Sendo assim, realizamos as devidas
intervenções e constatamos um momento muito importante na aprendizagem das
crianças pelo envolvimento que elas demonstraram durante a atividade.
Enfim, foram momentos
muito significativos para nós bolsistas e para as crianças. Temos a certeza que
momentos assim tornam o aprendizado muito mais prazeroso e significativo.
Por Nilson Cirqueira e Adnalva Nobre
Referencias:
BRASIL. Referencial Curricular
Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC / SEF, 1998.3v.:il
GENOVA, C. Origami, contos e
encantos. São Paulo: Escrituras Editora, 2008.