sábado, 1 de agosto de 2015

O PAPEL DO ORIGAMI (DOBRADURAS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL




O cotidiano da escola de Educação Infantil é permeado por várias práticas que visam o desenvolvimento da criança, dentre elas destacamos o fazer artístico, onde a criança vivencia diversas linguagens, ampliando a percepção, o raciocínio lógico, sensibilidade, a cognição, a motricidade e a imaginação.
No que diz respeito à Arte na Educação Infantil o Referencial Curricular para Educação Infantil (RCNEI) ressalta que as Artes são linguagens e, portanto, uma das formas importantes de expressão e comunicação humana, o que por si só justifica sua presença na Educação Infantil.
Partindo desse pressuposto, procuramos trabalhar com a arte do Origami (dobraduras). Origami é a arte tradicional japonesa de dobrar papéis. Trata-se de uma forma de representação visual/escultural, definida principalmente pela dobradura de papéis. Segundo Genova (2008), o Origami é uma forma de expressão. Quem manipula o papel abre uma porta de comunicação com o outro, além de valorizar o movimento das mãos, estimular as articulações e o cérebro. 
Propomos, então, trabalhar com a confecção de um cartaz previamente feito com o poema As Borboletas de Vinícius de Moraes, onde as crianças usaram a técnica da dobradura para ornamentação do mesmo.
Através da realização da atividade, notamos que algumas crianças não tinham o domínio dessa arte em comparação com outros colegas de classe. Sendo assim, realizamos as devidas intervenções e constatamos um momento muito importante na aprendizagem das crianças pelo envolvimento que elas demonstraram durante a atividade.
Enfim, foram momentos muito significativos para nós bolsistas e para as crianças. Temos a certeza que momentos assim tornam o aprendizado muito mais prazeroso e significativo.



Por Nilson Cirqueira e Adnalva Nobre

Referencias:

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC / SEF, 1998.3v.:il
GENOVA, C. Origami, contos e encantos. São Paulo: Escrituras Editora, 2008.