terça-feira, 19 de dezembro de 2017

O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL


            Denise Carvalho dos Santos[1]
            Narajane de Jesus Sousa Barreto[2]
Jorsinai de Argolo Souza[3]

INTRODUÇÃO

 A Educação Infantil como etapa da educação básica, traz consigo inúmeros desafios, entre eles o currículo, composto por diferentes campos do conhecimento. O ensino de Ciências constitui-se como uma importante área do currículo, pois é nessa fase da vida que as crianças constroem os primeiros conceitos e impressões de viver em sociedade, levantam suas próprias hipóteses, sendo dessa forma uma maneira particular de significar o mundo que as cerca.
O Referencial Curricular para Educação Infantil-RCNEI (1998) contribuiu trazendo orientações para o trabalho realizado nesta modalidade de ensino. Segundo Brito:

O Currículo da Educação Infantil se diferencia em relação às outras modalidades de ensino por levar em consideração o fato de que essa Instituição de Ensino deve ser um espaço de cuidados educacionais com crianças nos seus primeiros anos de vida, sendo esta etapa da vida onde a criança tem o primeiro contato com o conhecimento. (BRITO, 2014, p.72).

Considerando as especificidades e particularidades da criança, o RCNEI oferece experiências significativas de aprendizagem em todos os eixos e temas. Brito (2014, p.77) ressalta a importância de considerar o contexto sociocultural da criança no currículo da educação infantil: “Um bom currículo deve considerar a criança como um ser sócio histórico e o professor por sua vez deve estar atento aos objetivos propostos [...] se não alcançados, devem ser repensados e reformulados”.
      Dessa forma, estudar ciências na Educação Infantil é fundamental, pois vai contribuir na formação da identidade da criança. Por esta razão o eixo Natureza e Sociedade
encontrado no RCNEI trabalham com temas tanto do meio natural como do social das crianças com a intenção de prepará-las para se tornarem críticas e participativas na sociedade.
O trabalho com os conhecimentos derivados das Ciências Humanas e Naturais deve ser voltado para a ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural. Nesse sentido, refere-se à pluralidade de fenômenos e acontecimentos - físicos, biológicos, geográficos, históricos e culturais - ao conhecimento da diversidade de formas de explicar e representar o mundo, ao contato com as explicações científicas e à possibilidade de conhecer e construir novas formas de pensar sobre os eventos que as cercam. É importante que as crianças tenham contato com diferentes elementos, fenômenos e acontecimentos do mundo, sejam instigadas por questões significativas para observá-los e explicá-los e tenham acesso a modos variados de compreendê-los e representá-los (RCNEI, 1998, p. 166).

            Arce, Silva e Varotto (2011) apontam a importância na sala de aula do ensino de ciências desde a Educação Infantil, pois segundo elas:

 As crianças, em contato com as ciências, ampliam sua compreensão do mundo de si mesma... ao apreender, compreender, descobrir e descobrir-se neste mundo em que vivemos por meio do ensino de ciências, estamos a formar indivíduos que possuem um pensamento imaginativo, disciplinado e investigativo. (ARCE, SILVA E VAROTTO 2011, p. 62).

            Considerando-se a curiosidade dos alunos ao levar as ciências para a sala de aula, Arce, Silva e Varotto (2011, p. 09), afirma que: “A verdadeira ciência começa com a curiosidade e fascinação das crianças que, levam à investigação e à descoberta de fenômenos naturais [...]”.
 Ao trabalhar com ciências na Educação Infantil é necessário dinamizar as aulas, usando recursos variados, pois para criança é muito importante à construção do conhecimento a partir do real, além disso, é importante proporcionar novas situações de aprendizagem considerando os conhecimentos prévios da criança. Nesse sentido, o RCNEI aborda:
O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Desde muito pequenas, pela interação com o meio natural e social no qual vivem, as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações e questões. Como integrantes de grupos socioculturais singulares, vivenciam experiências e interagem num contexto de conceito, valores, ideias, objetos e representações sobre os mais diversos temas a que têm acesso na vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimentos sobre o mundo que as cerca. (BRASIL, 1998, p.163).

             Considerando a escola como um espaço significativo para o processo de construção do conhecimento da criança, o ambiente escolar pode ser considerado adequado para se trabalhar hábitos favoráveis à saúde como os cuidados que se deve ter com o corpo e a importância do consumo de alimentos saudáveis, contribuindo dessa forma na qualidade de vida das crianças.
              Os cuidados com o corpo e alimentação saudável devem ser ensinados às crianças desde cedo, a fim de desenvolver sua conscientização e promoção da saúde como também da autoestima. Com isso optamos em levar os conhecimentos de ciências naturais de forma lúdica e envolvente, entendendo da importância dessa temática na vida das crianças.
              Sendo assim, este trabalho refere-se a relatos das experiências como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que teve como objetivo refletir sobre o Currículo e o ensino de Ciências na educação infantil, considerando os cuidados com o corpo e alimentação saudável para o desenvolvimento integral das crianças.

METODOLOGIA

As monitorias didáticas forma realizadas na escola parceira da rede municipal, a partir de observações participantes, na turma de Pré II, composta por 24 alunos, com idades entre 5 e 6 anos, no turno vespertino.
          Após as observações identificamos a necessidade de trabalhar Ciências Naturais e, especificamente, com relação á temática da higiene do corpo e alimentação saudável, entendendo que a escola representa um ambiente favorável e privilegiado para o estímulo à formação de hábitos saudáveis.
            Com foco na promoção de atividades lúdicas, nas primeiras intervenções propulsemos trabalhar a higiene com o corpo, onde foram abordados a higiene bucal, dos pés, mãos, cabelos e do corpo.
            A intervenção de higiene bucal se deu primeiramente com apresentação de fantoche, proporcionando diversão às crianças. Em seguida, realizamos simulação de escovação dos dentes com todas as crianças, interagindo com músicas, afim de que todas pudessem ter a
oportunidade de aprender na prática e, finalmente, o jogo da trilha, onde trabalhamos também coordenação motora, regras, raciocínio e agilidade. Na sequência, foi realizada uma atividade de colagem, onde foi entregue pedaços branco de e.v.a cortados, simulando dentinhos afins de que fossem coladas na silhueta em forma de boca, coladas em um palito de picolé.
          No que diz respeito às intervenções relacionadas à alimentação saudável, enfatizamos a importância das frutas, verduras e legumes para uma melhor qualidade de vida. Inicialmente, sondamos com as crianças os seus alimentos preferidos e expomos algumas frutas, verduras e legumes na sala para que as mesmas pudessem ter contato.  Em seguida, aconteceu à degustação de alguns desses alimentos. Também foi trabalhada a massa de modelar com cores diversas, proporcionando criatividade dos alunos, desafiados assim a criarem verduras e legumes sobre um pratinho descartável. Em outro momento, foi realizada a produção da salada de frutas com a turma, seguida da degustação da mesma.
          Muitas brincadeiras e jogos foram trabalhados, em todas as intervenções, como trenzinho das frutas, máscaras das frutas, contação e dramatização de histórias, pinturas, artes com os pés e mãos, aula prática de como lavar corretamente as mãos, dobraduras e muitas outras atividades que contribuíram para a aprendizagem sobre o corpo e alimentação saudável.  

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A partir das intervenções percebemos a interação das crianças de forma participativa, nos momentos dos jogos, nas brincadeiras, nas contações de histórias e durante a prática dos hábitos pessoais necessários ao corpo. Assim, despertamos nas crianças o conhecimento, a satisfação e o bem estar que os hábitos de higiene proporcionam, tornando-se algo indispensável para o desenvolvimento intelectual de cada uma delas e a oportunidade de estimular cuidados básicos para uma boa saúde.
          Salientamos que a metodologia utilizada, através do uso das brincadeiras e dos jogos, favoreceu as especificidades e limites de cada criança, mostrando a importância dos cuidados que devemos ter com o nosso corpo. Nesse sentido, o aprendizado da higiene pessoal na educação infantil, precisa ser estimulado de maneira dinamizada e diversificada para um aprendizado eficaz e compreensivo pelas crianças.   
Percebemos o quanto as crianças se mostraram interessadas e dominavam os conteúdos a cada intervenção realizada, interagindo e participando durante todo o processo.
           Portanto, identificamos o quanto é importante que as crianças na educação infantil tenham uma noção do seu próprio corpo, conhecimentos sobre higiene pessoal e alimentação saudável, pois a falta dessas informações podem ocasionar problemas que vão intervir no seu desenvolvimento. Acerca disso, o RCNEI (1998) ressalta:

Na educação infantil, é possível realizar um trabalho por meio do qual as crianças possam conhecer o seu corpo, e o que acontece com ele em determinadas situações, como quando correm bastante, quando ficam muitas horas sem comer [...] Ao conhecer o funcionamento do corpo, as crianças poderão aprender também a cuidar de si de forma a evitar acidentes e manter a saúde. (RCNEI, 1998, p. 190).

Todas as intervenções foram fundamentais para que despertassem na criança hábitos saudáveis e novos conhecimentos. Sendo a escola o lugar propício para esse aprendizado, Franques sinaliza:

a escola deve ser trabalhada no sentido educacional e vivencial, pois depois da família é a grande “formadora” na vida da criança e onde geralmente ela passa a maior parte de seu dia. A ela é dada a oportunidade de colocar a criança frente a uma reeducação alimentar, atividades físicas e mudanças comportamentais, em ambiente otimista, acolhedor e com possibilidade de cumplicidade entre todos os envolvidos. (FRANQUES, 2007, P. 01).

            Orientar uma criança a transformar seus hábitos não é tarefa fácil, mas através de intervenções significativas, há uma maior probabilidade de construção dos conhecimentos pelas crianças, devendo ser discutidas em todas as etapas da sua vida escolar.

CONCLUSÕES OU CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao ensinar ciências na Educação Infantil se faz necessário escutar as diversas curiosidades das crianças, já que as mesmas estão a todo o momento fazendo perguntas sobre tudo que as cercam. Necessário se faz também que ocorram investigações e experiências enriquecedoras, trabalhando essa área do conhecimento de maneira diversificada e dinâmica, considerando sua importância na formação das crianças.

REFERÊNCIAS

ARCE, Alessandra; SILVA, Debora A. S. M. da; VAROTTO, Michele. Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Alínea, 2011. 133 p.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: 1998. V.1 e 3.
BRITO, Keila Rosa dos Santos. Um estudo reflexivo sobre o Currículo na Educação Infantil. Rev. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v.5, n.1, p. 68-79, 2014.
FRANQUES, A.R.M. Saber 2007. Disponível em http:// www.aprendaki.com.br –
Acesso em 24/O1/2016.



[1] Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. Bolsista de Iniciação a Docência do Subprojeto Pedagogia, deny_lety@hotmail.com
[2] Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.Bolsista de Iniciação a Docência do Subprojeto Pedagogia
[3] Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. Coordenadora da Linha de ação de Educação Infantil. naiargolo@hotmail.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário