O
desenvolvimento de atividades como a dança, a musicalidade e a atividade física
na Educação Infantil faz com que as crianças compreendam melhor o
reconhecimento corporal, suas possibilidades e restrições espaciais e de
tempo. Desse modo, contribui no desempenho das atividades que envolvem a
força, resistência, velocidade e flexibilidade.
Sendo assim, o novo ciclo de
atividades e intervenções do Pibid na Escola Luíza Ferraz iniciou-se com o
desenvolvimento de sequências didáticas com as linguagens artísticas dentre
elas, artes plásticas e pinturas, arte cênicas e teatro, musicais e movimento. Tendo em vista esta nova abordagem, a responsabilidade de nossa
dupla foi o trabalho com as artes musicais e o movimento.
A intervenção aconteceu da seguinte
maneira: numa organização de um ciclo quinzenal foi possível, dessa vez,
intervir em três salas de aula, onde, em cada uma delas, trabalhamos os
diversos ritmos através de vídeos e o contato com alguns instrumentos. A
apresentação das modalidades musicais brasileiras como forró, reggae, rock,
axé, lambada, mpb, pagode dentre outros se deu de maneira descontraída e coesa
tentando alcançar as crianças usando a linguagem delas. Foi um trabalho realizado com umas 75
crianças, pois em cada uma das três salas tinham cerca de vinte e cinco alunos,
mas o trabalho foi realizado em uma sala por vez.
Outra atividade que decidimos
trabalhar foi a aula de zumba como instrumento de exercício físico, antes de
começar a aula com as músicas, mobilizávamos exercícios de alongamento e
respiração. Foi maravilhoso entender o quão importante é uma abordagem lúdica e
diferente no que se diz respeito ao corpo humano e ao cuidado físico,
observamos que a maioria dos alunos não respiravam da maneira correta e que não
conheciam algumas partes da musculatura.
Envolver atividades como essas na
Educação Infantil é de fato motivador para as crianças, pois com a inclusão de
atividades de mobilidade na metodologia do professor ele poderá transmitir ao
seu aluno a chance dele brincar, de autoconhecer –se e
motivá-lo a gostar de cuidar do seu corpo. Além disso, este estilo de aula (com brincadeiras e
danças) contribui para o aprendizado da criança. Atividades que envolvam,
música, dança e atividade física além de estimular o movimento psíquico- motor
também contribui no desenvolvimento emocional da criança, pois ajuda a criança
a ter mais auto- confiança, torna-se mais criativa em seus
movimentos além de trazer benéficos para a sua saúde.
No encerramento, fizemos a apresentação com a última turma do
ciclo da música sambelê e, logo depois, com todas as três turminhas uma aula de zumba
muito animada. A batida agitada do ritmo
e os movimentos atraíram as crianças, os pibideiros, os professores e coordenadores
e outros que estavam visitando a escola.
Enfim, as crianças traziam em seus
olhinhos a alegria de ver até suas professoras participando do momento.
Esse relato de experiência teve o
objetivo de apresentar as atividades realizadas na Escola de Educação Infantil
Professora Luiza Ferraz com duração de quatro semanas.
Por: Jemimah e Reinaldo