quinta-feira, 16 de junho de 2016

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA “MÚSICA, DANÇA E ATIVIDADE FISÍCA - RETRANDO A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL”.


O desenvolvimento de atividades como a dança, a musicalidade e a atividade física na Educação Infantil faz com que as crianças compreendam melhor o reconhecimento corporal, suas possibilidades e restrições espaciais e de tempo.  Desse modo, contribui no  desempenho das atividades que envolvem a força, resistência, velocidade e flexibilidade.
            Sendo assim, o novo ciclo de atividades e intervenções do Pibid na Escola Luíza Ferraz iniciou-se com o desenvolvimento de sequências didáticas com as linguagens artísticas dentre elas, artes plásticas e pinturas, arte cênicas e teatro,  musicais e movimento. Tendo em vista esta nova abordagem, a responsabilidade de nossa dupla foi o trabalho com as artes musicais e o movimento.
           A intervenção aconteceu da seguinte maneira: numa organização de um ciclo quinzenal foi possível, dessa vez, intervir em três salas de aula, onde, em cada uma delas, trabalhamos os diversos ritmos através de vídeos e o contato com alguns instrumentos. A apresentação das modalidades musicais brasileiras como forró, reggae, rock, axé, lambada, mpb, pagode dentre outros se deu de maneira descontraída e coesa tentando alcançar as crianças usando a linguagem delas.  Foi um trabalho realizado com umas 75 crianças, pois em cada uma das três salas tinham cerca de vinte e cinco alunos, mas o trabalho foi realizado em uma sala por vez.
          Outra atividade que decidimos trabalhar foi a aula de zumba como instrumento de exercício físico, antes de começar a aula com as músicas, mobilizávamos exercícios de alongamento e respiração. Foi maravilhoso entender o quão importante é uma abordagem lúdica e diferente no que se diz respeito ao corpo humano e ao cuidado físico, observamos que a maioria dos alunos não respiravam da maneira correta e que não conheciam algumas partes da musculatura.    
            Envolver atividades como essas na Educação Infantil é de fato motivador para as crianças, pois com a inclusão de atividades de mobilidade na metodologia do professor ele poderá transmitir ao seu aluno a chance dele brincar, de autoconhecer –se e motivá-lo a gostar de cuidar do seu corpo. Além disso,  este estilo de aula (com brincadeiras e danças) contribui para o aprendizado da criança. Atividades que envolvam, música, dança e atividade física além de estimular o movimento psíquico- motor também contribui no desenvolvimento emocional da criança, pois ajuda a criança a ter mais auto- confiança, torna-se mais criativa em seus movimentos além de trazer benéficos para a sua saúde.
            No encerramento,  fizemos a apresentação com a última turma do ciclo da música sambelê e, logo depois,  com todas as três turminhas uma aula de zumba muito animada.  A batida agitada do ritmo e os movimentos atraíram as crianças, os pibideiros, os professores e coordenadores e  outros que estavam visitando a escola. Enfim, as crianças  traziam em seus olhinhos a alegria de ver até suas professoras participando do momento.

            Esse relato de experiência teve o objetivo de apresentar as atividades realizadas na Escola de Educação Infantil Professora Luiza Ferraz com duração de quatro semanas. 


Por: Jemimah e Reinaldo