Êmille da Silva Cabral
Fabrícia Vieira Ribeiro
Jorsinai de Argolo Souza
Resumo
O presente trabalho
tem como objetivo apresentar um relato de experiências proporcionadas pelo
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, subprojeto de
Pedagogia, linha de ação Educação Infantil da Universidade Estadual do Sudoeste
da Bahia- UESB, sob a coordenação da
professora Jorsinai de Argolo Souza na escola parceira - Centro de Educação
Infantil Professora Luiza Ferraz. O Subprojeto de Pedagogia, linha de ação
Educação Infantil, está estruturado em dois momentos: encontros de formação na
universidade que subsidia o segundo momento que, por sua vez, trata-se das
ações desenvolvidas junto às escolas parceiras ao Subprojeto. Desse modo, o PIBID nos proporciona a possibilidade de podermos colocar a teoria
aprendida na universidade em prática na sala de aula, pois um dos objetivos do
programa é justamente contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à
formação dos docentes (FREIRE, 1996). Após as reuniões de formação do
subprojeto, partimos para as observações, durante três semanas, para
identificarmos as carências da sala onde iríamos aplicar a intervenção. Através
das observações, percebemos uma dificuldade de concentração das crianças
durante o desenvolvimento das atividades propostas, bem como dificuldades
relativas à coordenação motora. Sendo
assim, as intervenções foram realizadas a partir de atividades lúdicas (CUNHA,
2001) e envolviam colagem, pintura, jogos e brincadeiras: exercícios de
coordenação motora (alinhavo), jogo do bingo dos nomes, confecção de um quebra-
cabeça com as letras do nome de cada criança, construção de mural com palitos
de acordo com o número correspondente de letras do nome de cada criança, dentre
outras. Após as intervenções foi possível notar
um avanço positivo na melhoria da concentração das crianças, bem como na
coordenação motora, comprovando que as atividades lúdicas favorecem a
motricidade e a criatividade através do prazer. Concluímos
que o PIBID
tem uma importância fundamental na formação acadêmica dos futuros docentes,
pois nos proporciona a oportunidade de colocar em prática a teoria que
aprendemos no curso de licenciatura, bem como estamos certas de que, como nos
diz Freire (1996), não há docência sem discência, as duas se explicam, ou seja,
nós ensinamos e também aprendemos com nossos alunos.
Palavras-chave: Formação docente. PIBID.
Prática. Teoria.
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