Gilmara Pereira Santos
Ana Flávia Brito
Pales
Rosângela de Sousa
Oliveira
Débora Almeida
Guimarães
Resumo
O presente trabalho é fruto das vivências
realizadas a partir do Programa de Iniciação a Docência- PIBID, subprojeto de
Pedagogia, linha de ação Educação Infantil da Universidade Estadual do Sudoeste
da Bahia - UESB no centro de Educação Infantil Laudinei Silva Nascimento, onde
identificou-se algumas situações de insegurança demonstradas pelas crianças no momento de chegada à escola
no início e durante o ano letivo. Desse modo, os bolsistas e supervisora, baseadas
nas contribuições de Wallon (1992) que indica que a afetividade, o movimento, a
inteligência e a formação do eu como pessoa se articulam e que as emoções dependem
fundamentalmente dos espaços para se manifestarem bem, resolveram realizar atividades
de motricidade no momento da entrada, no área externa da escola, com o objetivo de proporcionar bem-estar, conforto e segurança
emocional para as crianças durante o período que estão na escola. Para tanto, realizam mensalmente um cronograma
de atividades lúdicas que contemplam atividades relacionadas a: música, dança, contação de histórias utilizando
fantoches, dramatização de histórias e brincadeiras envolvendo sempre o
movimento corporal das crianças. Essas
atividades são realizadas semanalmente, no início das aulas, com todas as
turmas de Pré I e Pré II da escola e conta com a participação de todos os
professores, coordenadores e direção da escola. Através de um cronograma, cada
dupla de bolsitas assume a responsabilidade de planejar e executar as
atividades semanalmente, contando com a participação de todos os outros
bolsistas. A partir de relatos das crianças e das professoras, identificaram
que esse momento tem sido bastante significativo, prazeroso e acolhedor,
destacando-se a intensa participação e envolvimento das crianças durante as
atividades lúdicas propostas, bem como o fortalecimento das interações entre
criança-criança e criança-adulto. Outra contribuição, relatada pelas
professoras, é que, quando as crianças chegam a suas classes, encontram-se mais
dispostas e tranquilas. Constatamos,
portanto, a importância de reconhecermos e atendermos as necessidades infantis
no que diz respeito aos sentimentos e as emoções. Desse modo, necessário se faz
planejar com qualidade o acolhimento para as crianças da Educação Infantil porque é bom para toda criança ser bem recebida e
ter a possibilidade de expressar suas emoções que têm papel preponderante no
desenvolvimento infantil.
Palavras-chave: Acolhimento.
Educação Infantil. Emoções. Motricidade. Pibid.
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