O
“passeio pedagógico” realizado na Escola Laudinei Nascimento teve o intuito de proporcionar
ás crianças uma vivência com o tema Lixo e Reciclagem, num ambiente descontraído
e fora da sala de aula, promovendo a aprendizagem da importância de cuidar do
mundo em que se vive.
As
crianças saíram da escola no ônibus escolar e foram para a área que funciona
como depósito onde ocorre a separação do material (lixo) à ser reciclado. Para
que de fato ocorresse uma aprendizagem significativa, fez se necessário uma
orientação prévia, explicando os objetivos do passeio e como seria importante
para que cada um pudesse adquirir novos conhecimentos e enriquecer o que já foi
trabalhado em sala de aula. Sendo assim, durante o trajeto explicamos a
importância do não acúmulo e a seleção do lixo que pode ser reaproveitado.
Em seguida, fomos em direção ao Parque da
Lagoa, levando as lixeiras coletoras usadas para separar os materiais
recicláveis e suas respectivas cores: azul - papel/papelão; vermelho –
plástico; verde – vidro; amarelo – metal; marrom – resíduos orgânicos. As
crianças tiveram a oportunidade de conhecer o parque coletivamente, brincar,
apreciar a natureza, ver insetos, compartilhar e praticar a seleção do lixo que
produziram no lanche. Foi interessante saber que mesmo com a descontração das
brincadeiras e o ambiente livre, as crianças puderam perceber a importância de
cuidar do meio ambiente e dos meios em que vivem - a escola, suas casas, dentre
outros.
O
projeto ainda contou com a elaboração de Oficinas de Arte, pelos participantes
do PIBID, a criação de brinquedos a partir de material reciclado, de varias
modelos, utilizando diversos materiais. As crianças ficaram encantadas e
aproveitaram o resultado. Desta
maneira, acreditamos que o objetivo foi alcançado - a consciência sobre o lixo,
o que pode ser feito com ele, onde deve ser guardado e como pode ser
armazenado.
Para
os bolsistas do PIBID, o projeto sobre o lixo foi gratificante, nos enriqueceu,
ao vermos que houve prazer e aprendizagem na atividade desenvolvida.
Comprovamos que o espaço de aprendizagem vai além da sala de aula, e é preciso que
os educadores tragam o conhecimento para mais perto das vivências das crianças,
reconhecendo-as como pessoas produtoras de culturas, que poderão intervir
ativamente no meio social. Contribuindo assim para a ampliação da formação de
sua identidade cultural.
" Se você
não voltar a ser como uma criança não entrará no reino encantado da pedagogia..
Em vez de procurar esquecer a infância, acostume-se a revivê-la; reviva-a com
os alunos..." (Freinet, em Pedagogia do Bom Senso, pág. 28.)
Por: Leila e Nakson
Por: Leila e Nakson