quarta-feira, 28 de outubro de 2015

UM PASSEIO PEDAGÓGICO COM AS CRIANÇAS DA ESCOLA LAUDINEI NASCIMENTO





            O “passeio pedagógico” realizado na Escola Laudinei Nascimento teve o intuito de proporcionar ás crianças uma vivência com o tema Lixo e Reciclagem, num ambiente descontraído e fora da sala de aula, promovendo a aprendizagem da importância de cuidar do mundo em que se vive.
            As crianças saíram da escola no ônibus escolar e foram para a área que funciona como depósito onde ocorre a separação do material (lixo) à ser reciclado. Para que de fato ocorresse uma aprendizagem significativa, fez se necessário uma orientação prévia, explicando os objetivos do passeio e como seria importante para que cada um pudesse adquirir novos conhecimentos e enriquecer o que já foi trabalhado em sala de aula. Sendo assim, durante o trajeto explicamos a importância do não acúmulo e a seleção do lixo que pode ser reaproveitado.
 Em seguida, fomos em direção ao Parque da Lagoa, levando as lixeiras coletoras usadas para separar os materiais recicláveis e suas respectivas cores: azul - papel/papelão; vermelho – plástico; verde – vidro; amarelo – metal; marrom – resíduos orgânicos. As crianças tiveram a oportunidade de conhecer o parque coletivamente, brincar, apreciar a natureza, ver insetos, compartilhar e praticar a seleção do lixo que produziram no lanche. Foi interessante saber que mesmo com a descontração das brincadeiras e o ambiente livre, as crianças puderam perceber a importância de cuidar do meio ambiente e dos meios em que vivem - a escola, suas casas, dentre outros.
O projeto ainda contou com a elaboração de Oficinas de Arte, pelos participantes do PIBID, a criação de brinquedos a partir de material reciclado, de varias modelos, utilizando diversos materiais. As crianças ficaram encantadas e aproveitaram o resultado.     Desta maneira, acreditamos que o objetivo foi alcançado - a consciência sobre o lixo, o que pode ser feito com ele, onde deve ser guardado e como pode ser armazenado.
Para os bolsistas do PIBID, o projeto sobre o lixo foi gratificante, nos enriqueceu, ao vermos que houve prazer e aprendizagem na atividade desenvolvida. Comprovamos que o espaço de aprendizagem vai além da sala de aula, e é preciso que os educadores tragam o conhecimento para mais perto das vivências das crianças, reconhecendo-as como pessoas produtoras de culturas, que poderão intervir ativamente no meio social. Contribuindo assim para a ampliação da formação de sua identidade cultural.


" Se você não voltar a ser como uma criança não entrará no reino encantado da pedagogia.. Em vez de procurar esquecer a infância, acostume-se a revivê-la; reviva-a com os alunos..." (Freinet, em Pedagogia do Bom Senso, pág. 28.)


Por: Leila e Nakson