O
trabalho com o movimento na Educação Infantil proporciona às crianças o
desenvolvimento de funções motoras. É através desta descoberta que propomos no
Centro de Educação Infantil Laudinei Silva Nascimento uma sequência didática
oferecendo às crianças momentos de aprendizagem junto a diversidade das músicas
e danças trabalhadas com elas.
A sequencia didática funcionou de maneira dinâmica,
nas turmas de Pré I e II acompanhadas pelos bolsistas, intervindo em forma de
rodizio para que todas as turmas pudessem usufruir de todo aprendizado. Tratando-se do movimento na Educação Infantil, o Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p.18) destaca que:
O
movimento para a criança pequena significa muito mais do que mexer partes do
corpo ou deslocar-se no espaço. A criança que se expressa e se comunica por
meio de gestos e das mímicas faciais e interage utilizando fortemente o apoio
do corpo. A dimensão corporal integra-se ao conjunto da atividade da criança.
As
intervenções trabalhadas tiveram como vinculo interagir as crianças umas com as
outras buscando reconhecer nos momento dos encontros, uma relação independente
sobre o mundo a sua volta, ganhando autonomia a partir de cada gesto articulado
entre eles, desenvolvendo principalmente a coordenação motora.
Nesta
perspectiva do movimento, a música e a dança possuem um papel fundamental na
motricidade infantil, não somente nos gestos que produzem, mas a importância que
perpassa a cada cultura que a criança vive e recria no cotidiano. E para isso,
como ressalta o RCNEI (1998), há uma preocupação ou um certo cuidado para não
limitar o contato das crianças com o repertório infantil, pois há determinados tipos de canções que não ajudam no desenvolvimento da criança.
Desse
modo, a Inclusão da música e da dança na prática pedagógica no cotidiano da
Educação Infantil requer disponibilidade e planejamento dos professores, pois o
conteúdo ministrado proporciona às crianças uma aprendizagem diferenciada,
favorecendo a ludicidade e criatividade das mesmas, da mesma forma que
beneficia o movimento, interação e sintonia com a música e a dança.
A
intervenção aconteceu em três turmas sendo uma do pré I e duas do pré II.
Primeiramente as crianças assistiram vários vídeos contendo músicas infantis
coreografadas, e, em seguida, de acordo ao que assistiram, juntamente com nós
bolsistas, elas cantavam e dançavam, assim como inventavam também várias formas
de danças para que os demais acompanhassem os seus movimentos.
Através
da música coreografada, a criança aprende a importância dos gestos, assim como
criar novos passos, novas histórias e a entender melhor sobre a importância da
música e da dança na vida do ser humano. Através dessa ação física, a criança
harmoniza de maneira integrada as potencialidades motoras, afetivas e
cognitivas, proporcionando a ela um melhor entendimento de como seu corpo
funciona.
Diante
da intervenção com a música e dança nos foi possível entender como ambas faz-se
necessário no âmbito educacional infantil. Ao intervirmos em diferentes turmas percebemos
que a aceitação da música e da dança por parte das crianças era unânime. Pois
todos participavam, e as crianças que ficavam envergonhadas inicialmente, logo
se rendiam aos encantos musicais que ali propomos.
Presenciamos
nas turmas do pré I e II, momentos de diversão, descontração e alegria, a
partir de uma metodologia satisfatória, tanto para nós bolsistas,
como para as crianças, que estampavam em seus rostos a felicidade de cantar,
dançar, escutar e viver a essência expressiva de sentimentos através de
gestos, que consequentemente contribuem para sua autonomia, autocrítica e
situações desafiadoras.
Referencia: