domingo, 3 de julho de 2016

A MÚSICA E A DANÇA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO PARA AS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL




O trabalho com o movimento na Educação Infantil proporciona às crianças o desenvolvimento de funções motoras. É através desta descoberta que propomos no Centro de Educação Infantil Laudinei Silva Nascimento uma sequência didática oferecendo às crianças momentos de aprendizagem junto a diversidade das músicas e danças trabalhadas com elas.
 A sequencia didática funcionou de maneira dinâmica, nas turmas de Pré I e II acompanhadas pelos bolsistas, intervindo em forma de rodizio para que todas as turmas pudessem usufruir de todo aprendizado. Tratando-se do movimento na Educação Infantil, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p.18) destaca que:

O movimento para a criança pequena significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espaço. A criança que se expressa e se comunica por meio de gestos e das mímicas faciais e interage utilizando fortemente o apoio do corpo. A dimensão corporal integra-se ao conjunto da atividade da criança.

As intervenções trabalhadas tiveram como vinculo interagir as crianças umas com as outras buscando reconhecer nos momento dos encontros, uma relação independente sobre o mundo a sua volta, ganhando autonomia a partir de cada gesto articulado entre eles, desenvolvendo principalmente a coordenação motora.
Nesta perspectiva do movimento, a música e a dança possuem um papel fundamental na motricidade infantil, não somente nos gestos que produzem, mas a importância que perpassa a cada cultura que a criança vive e recria no cotidiano. E para isso, como ressalta o RCNEI (1998), há uma preocupação ou um certo cuidado para não limitar o contato das crianças com o repertório infantil, pois há determinados tipos de canções que não ajudam no desenvolvimento da criança.
Desse modo, a Inclusão da música e da dança na prática pedagógica no cotidiano da Educação Infantil requer disponibilidade e planejamento dos professores, pois o conteúdo ministrado proporciona às crianças uma aprendizagem diferenciada, favorecendo a ludicidade e criatividade das mesmas, da mesma forma que beneficia o movimento, interação e sintonia com a música e a dança.
A intervenção aconteceu em três turmas sendo uma do pré I e duas do pré II. Primeiramente as crianças assistiram vários vídeos contendo músicas infantis coreografadas, e, em seguida, de acordo ao que assistiram, juntamente com nós bolsistas, elas cantavam e dançavam, assim como inventavam também várias formas de danças para que os demais acompanhassem os seus movimentos.  
Através da música coreografada, a criança aprende a importância dos gestos, assim como criar novos passos, novas histórias e a entender melhor sobre a importância da música e da dança na vida do ser humano. Através dessa ação física, a criança harmoniza de maneira integrada as potencialidades motoras, afetivas e cognitivas, proporcionando a ela um melhor entendimento de como seu corpo funciona.
Diante da intervenção com a música e dança nos foi possível entender como ambas faz-se necessário no âmbito educacional infantil. Ao intervirmos em diferentes turmas percebemos que a aceitação da música e da dança por parte das crianças era unânime. Pois todos participavam, e as crianças que ficavam envergonhadas inicialmente, logo se rendiam aos encantos musicais que ali propomos.
Presenciamos nas turmas do pré I e II, momentos de diversão, descontração e alegria, a partir de uma metodologia satisfatória, tanto para nós bolsistas, como para as crianças, que estampavam em seus rostos a felicidade de cantar, dançar, escutar e viver a essência expressiva de sentimentos através de gestos, que consequentemente contribuem para sua autonomia, autocrítica e situações desafiadoras.  

Referencia:

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Brasília: MEC/SEF, 1998.