quarta-feira, 7 de outubro de 2015

BOLSISTAS DO PIBID-UESB/ITAPETINGA PARTICIPAM DE TREINAMENTO SOBRE O SISTEMA MOODLE



Treinamento Moodle - Uesb/Campus Itapetinga

No dia 02 de outubro de 2015 foi realizado um treinamento sobre o ambiente de aprendizagem virtual – sistema moodle, no campus UESB de Itapetinga, para bolsistas, supervisores e coordenadores das linhas de ação dos subprojetos de Física, Pedagogia, Química e Biologia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, promovido pela coordenação institucional do programa e ministrado pela técnica Maria da Conceição Nascimento Correia e da colaboradora Marlene Moreira.
O treinamento foi realizado com o intuito de apresentar a finalidade de cada  ferramenta deste software, bem como suprir algumas dificuldades que os bolsistas, supervisores e coordenadores do PIBID demonstraram em operar as ferramentas desta plataforma de aprendizagem,  o que dificultava as postagens das atividades desenvolvidas no âmbito do programa no referido sistema.
No moodle existe um arsenal de ferramentas para facilitar a divulgação das ações realizadas em cada subprojeto, desde as ações pedagógicas realizadas nas escolas parceiras quanto ás ações realizadas na universidade.
Segundo Claudia Sardinha,

O Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) ou seja, Ambiente de aprendizado Modular Orientado ao Objeto é um sistema de gerenciamento de aprendizagem. Ele é voltado para a web, onde os professores podem criar salas de estudo online, disponibilizar material didático e propor tarefas interativas como fóruns, criação de wikis e testes. Para os alunos esse ambiente facilita a troca de conhecimento e de arquivos multimídias. (SARDINHA, 2012)

Cada subprojeto possui uma página dentro da plataforma e cada bolsista o seu login e senha. Durante o treinamento, além das orientações de acesso e postagens, foi enfatizado a importância de que todos os documentos devem apresentar uma linguagem cientifica e que, ao adicionar um arquivo, seja ele um texto, uma imagem, uma página da web, se faz necessário dá um conceito (nome) e descrevê-lo. Desta maneira, os que tiverem acesso a este documento compreenderá para que fins foi desenvolvido tal atividade ou projeto. Ressaltou- se, também, para os bolsistas e supervisores que é preciso ter cautela ao publicar no sistema moodle, pois uma vez adicionado um arquivo, apenas a coordenação poderá excluí-lo.
O treinamento foi de grande valia para todos os presentes, pois reafirmaram a importância deste sistema para que as ações desenvolvidas tanto nas escolas quanto na universidade ganhem legitimidade junto a CAPES, a universidade e as escolas parceiras.

Por: Glaziane Santos