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Treinamento Moodle - Uesb/Campus Itapetinga |
No
dia 02 de outubro de 2015 foi realizado um treinamento sobre o ambiente de
aprendizagem virtual – sistema moodle, no campus UESB de Itapetinga, para bolsistas,
supervisores e coordenadores das linhas de ação dos subprojetos de Física,
Pedagogia, Química e Biologia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência – PIBID, promovido pela coordenação institucional do programa e
ministrado pela técnica Maria da Conceição Nascimento Correia e da colaboradora
Marlene Moreira.
O
treinamento foi realizado com o intuito de apresentar a finalidade de cada ferramenta deste software, bem como suprir
algumas dificuldades que os bolsistas, supervisores e coordenadores do PIBID demonstraram
em operar as ferramentas desta plataforma de aprendizagem, o que dificultava as postagens das atividades desenvolvidas
no âmbito do programa no referido sistema.
No
moodle existe um arsenal de ferramentas para facilitar a divulgação das ações
realizadas em cada subprojeto, desde as ações pedagógicas realizadas nas
escolas parceiras quanto ás ações realizadas na universidade.
Segundo
Claudia Sardinha,
O Moodle (Modular
Object-Oriented Dynamic Learning Environment) ou seja, Ambiente de aprendizado
Modular Orientado ao Objeto é um sistema de gerenciamento de aprendizagem. Ele
é voltado para a web, onde os professores podem criar salas de estudo online,
disponibilizar material didático e propor tarefas interativas como fóruns,
criação de wikis e testes. Para os alunos esse ambiente facilita a troca de
conhecimento e de arquivos multimídias. (SARDINHA, 2012)
Cada
subprojeto possui uma página dentro da plataforma e cada bolsista o seu login e
senha. Durante o treinamento, além das orientações de acesso e postagens, foi
enfatizado a importância de que todos os documentos devem apresentar uma
linguagem cientifica e que, ao adicionar um arquivo, seja ele um texto, uma
imagem, uma página da web, se faz necessário dá um conceito (nome) e descrevê-lo.
Desta maneira, os que tiverem acesso a este documento compreenderá para que
fins foi desenvolvido tal atividade ou projeto. Ressaltou- se, também, para os
bolsistas e supervisores que é preciso ter cautela ao publicar no sistema
moodle, pois uma vez adicionado um arquivo, apenas a coordenação poderá
excluí-lo.
O
treinamento foi de grande valia para todos os presentes, pois reafirmaram a
importância deste sistema para que as ações desenvolvidas tanto nas escolas quanto
na universidade ganhem legitimidade junto a CAPES, a universidade e as escolas
parceiras.
Por: Glaziane Santos