![]() |
Ensaio da peça teatral - Dona Baratinha |
O trabalho teatral
desenvolvido na escola Luiza Ferraz é o resultado de uma proposta de
intervenção que visou contemplar as múltiplas linguagens da educação infantil,
tendo foco as linguagens artísticas. É notória a importância das artes no
desenvolvimento das crianças pequenas e, sendo assim, é mais do que indispensável um
trabalho que contemple as mais variadas manifestações artísticas, com a
finalidade de ampliar o repertório cultural, além de proporcionar às crianças o
contato com situações que estimulam o seu crescimento integral.
A presente intervenção
foi desenvolvida no período de três semanas e tivemos como peça norteadora a
história da “Dona Baratinha” de Ana Maria Machado. No primeiro momento, lemos a
história para as crianças e, em seguida, exibimos uma animação em vídeo com o
mesmo roteiro. Neste processo, fomos acentuando os personagens, a desenvoltura
de cada um na história, bem como suas falas e canções. Logo após, fizemos uma
interpretação oral com as crianças a fim de ouvi-las quanto a compreensão de
todo o contexto. Na sequência, fizemos a escolha dos personagens e iniciamos a
confecção de máscaras e adereços para a realização da peça.
Na segunda parte da aula,
iniciamos um pequeno ensaio de maneira tranquila e exploratória. Com roteiro em
mãos, fomos mostrando para cada uma, a entonação das falas, os gestos, os
movimentos e variadas questões que envolviam a oralidade e a interpretação.
Para além das demonstrações, demos total espaço para que as crianças
explorassem o seu potencial e se expressassem de maneira particular. Foi neste
momento que percebemos o talento de alguns e o esforço de todos.
Na segunda semana de
intervenção, nos atentamos aos detalhes e continuamos com o ensaio da peça. Com
o auxílio do violão, organizamos um pequeno grupo que fez a parte musical da
peça, como o canto da baratinha e dos animais. Juntamente com a música, os
personagens foram tomando forma e as crianças foram demonstrando mais
disposição e vontade, dando sentido e correspondendo de maneira brilhante a
proposta trazida pelos bolsistas.
Na terceira e última
semana, nos reunimos no pátio da escola para a exposição de todos os trabalhos
que foram desenvolvidos durante as semanas. As crianças da peça teatral estavam
animadas, ansiosas, preparadas e paramentadas. De início, ficaram tímidas com o
público, mas, no final, deram um show de atuação, comprovando de maneira
prática e real, a importância das artes para o despertar de habilidades e
competências das crianças.
Quanto
a importância do teatro Reverbel (1997) traz a seguinte contribuição:
O ensino do teatro é fundamental,
pois, através dos jogos de imitação e criação, a criança é estimulada a
descobrir gradualmente a si própria, ao outro e ao mundo que a rodeia. E ao
longo do caminho das descobertas vai se desenvolvendo concomitantemente a
aprendizagem da arte e das demais disciplinas. (REVERBEL, 1997, pág.25)
E foi com essa
perspectiva que apostamos e desenvolvemos nosso trabalho com as crianças, pois foi
através deste momento lúdico que ações como imitar e criar foi tomando conta da
timidez e dando lugar a autonomia e a boa desenvoltura de cada participante,
proporcionando um momento prazeroso e de muito aprendizado.
Sendo assim, tiramos dessa
experiência ímpar, a oportunidade de se pensar seriamente sobre o lugar das
artes no desenvolvimento integral das crianças de educação infantil, pois um
trabalho que contempla estas linguagens, oportuniza descobertas e
possibilidades amplas de crescimento e aprendizado no mais completo sentido
educacional.
Referência:
REVERBEL, Olga. Um caminho do teatro na escola. São Paulo: Scipione, 1997.
Por: Glaziane Santos e
Rainan Sena