sexta-feira, 15 de julho de 2016

AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: TEATRO


Ensaio da peça teatral - Dona Baratinha
O trabalho teatral desenvolvido na escola Luiza Ferraz é o resultado de uma proposta de intervenção que visou contemplar as múltiplas linguagens da educação infantil, tendo foco as linguagens artísticas. É notória a importância das artes no desenvolvimento das crianças pequenas e,  sendo assim, é mais do que indispensável um trabalho que contemple as mais variadas manifestações artísticas, com a finalidade de ampliar o repertório cultural, além de proporcionar às crianças o contato com situações que estimulam o seu crescimento integral.
A presente intervenção foi desenvolvida no período de três semanas e tivemos como peça norteadora a história da “Dona Baratinha” de Ana Maria Machado. No primeiro momento, lemos a história para as crianças e, em seguida, exibimos uma animação em vídeo com o mesmo roteiro. Neste processo, fomos acentuando os personagens, a desenvoltura de cada um na história, bem como suas falas e canções. Logo após, fizemos uma interpretação oral com as crianças a fim de ouvi-las quanto a compreensão de todo o contexto. Na sequência, fizemos a escolha dos personagens e iniciamos a confecção de máscaras e adereços para a realização da peça.
Na segunda parte da aula, iniciamos um pequeno ensaio de maneira tranquila e exploratória. Com roteiro em mãos, fomos mostrando para cada uma, a entonação das falas, os gestos, os movimentos e variadas questões que envolviam a oralidade e a interpretação. Para além das demonstrações, demos total espaço para que as crianças explorassem o seu potencial e se expressassem de maneira particular. Foi neste momento que percebemos o talento de alguns e o esforço de todos.
Na segunda semana de intervenção, nos atentamos aos detalhes e continuamos com o ensaio da peça. Com o auxílio do violão, organizamos um pequeno grupo que fez a parte musical da peça, como o canto da baratinha e dos animais. Juntamente com a música, os personagens foram tomando forma e as crianças foram demonstrando mais disposição e vontade, dando sentido e correspondendo de maneira brilhante a proposta trazida pelos bolsistas.
Na terceira e última semana, nos reunimos no pátio da escola para a exposição de todos os trabalhos que foram desenvolvidos durante as semanas. As crianças da peça teatral estavam animadas, ansiosas, preparadas e paramentadas. De início, ficaram tímidas com o público, mas, no final, deram um show de atuação, comprovando de maneira prática e real, a importância das artes para o despertar de habilidades e competências das crianças.
Quanto a importância do teatro Reverbel (1997) traz a seguinte contribuição:

O ensino do teatro é fundamental, pois, através dos jogos de imitação e criação, a criança é estimulada a descobrir gradualmente a si própria, ao outro e ao mundo que a rodeia. E ao longo do caminho das descobertas vai se desenvolvendo concomitantemente a aprendizagem da arte e das demais disciplinas. (REVERBEL, 1997, pág.25)

E foi com essa perspectiva que apostamos e desenvolvemos nosso trabalho com as crianças, pois foi através deste momento lúdico que ações como imitar e criar foi tomando conta da timidez e dando lugar a autonomia e a boa desenvoltura de cada participante, proporcionando um momento prazeroso e de muito aprendizado.
Sendo assim, tiramos dessa experiência ímpar, a oportunidade de se pensar seriamente sobre o lugar das artes no desenvolvimento integral das crianças de educação infantil, pois um trabalho que contempla estas linguagens, oportuniza descobertas e possibilidades amplas de crescimento e aprendizado no mais completo sentido educacional.

Referência:
REVERBEL, Olga. Um caminho do teatro na escola. São Paulo: Scipione, 1997.


Por: Glaziane Santos e Rainan Sena