quinta-feira, 1 de outubro de 2015

PLANEJAMENTO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL LAUDINEI SILVA NASCIMENTO – ENCONTRO ENTRE REGENTES E BOLSISTAS





O planejamento pedagógico tem como objetivo rever as práticas pedagógicas e didáticas que serão trabalhadas a curto ou médio prazo pelos professores de uma instituição.
          Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID têm a oportunidade de interagir mensalmente com os professores da escola parceira, durante a atividade de planejamento, somando conhecimentos e experiências.
           Esse momento é oportuno para que professores e bolsistas revejam as suas práticas, o que precisam mudar e aperfeiçoar, a partir de um olhar critico, visando beneficiar as crianças no seu desenvolvimento cognitivo e afetivo. Contribui, também para o processo de formação inicial dos bolsistas, pois é a partir dessas vivências que adquirem experiências para enfrentar os desafios da docência.
          O planejamento aconteceu no dia 04 de setembro no Centro de Educação Infantil Laudinei Nascimento e teve como objetivo elaborar os planos de aulas para dois dias de intervenção dos bolsistas.  No entanto, a proposta foi relacionar o foco de intervenção de cada bolsista com o projeto Meio Ambiente. Os bolsistas, juntamente com os docentes da escola, realizariam oficinas para confecção de brinquedos e um passeio pela cidade, mostrando às crianças os locais onde se trabalham com o lixo reciclado e explicando a importância de preservar a natureza e reutilizar alguns produtos que poderiam ir para o lixo. Também foi organizado, um passeio pelos pontos turísticos, explicando as questões desfavoráveis à natureza tais como: poluição, desmatamento, acúmulo de sujeira, entre outros aspectos.
          Os bolsistas tiveram ideias interessantes: confecções de murais ecológicos; piquenique para serem abordadas questões de desperdício; a importância de se colocar o lixo no lixo, de acordo com a coleta seletiva- plástico, papel, vidro e metal; a importância de se ter uma aula prática ao ar livre, admirando a exuberância da natureza. Cada ideia foi acolhida tendo em vista a organização de um planejamento coletivo em prol de vivências interessantes que trouxessem para as crianças uma aprendizagem significativa, fugindo da rotina vivenciada somente em sala de aula e explorando o ambiente extra-escolar.    
          O encontro foi marcado por muitos pontos positivos, somando experiências de professores atuantes e a vontade de aprender dos bolsistas. Inclusive, as regentes e a supervisora falaram, mais uma vez, da importância de se ter o PIBID na escola, havendo uma junção de conhecimentos onde ensina-se e aprende-se ao mesmo tempo.   

Por: Alana Dantas e Cláudia Santos 

terça-feira, 29 de setembro de 2015

INTERVENÇÕES SOBRE O FOLCLORE NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA LUIZA FERRAZ



Podemos definir o folclore com um conjunto de lendas, histórias, estórias, cantigas e brincadeiras que são passadas de geração em geração. Fazem parte de atividades básicas que contribuem para o desenvolvimento físico, motor, emocional e social da criança.
Procurando valorizar os conhecimentos culturais já existentes e estimular a imaginação das crianças realizamos, durante o mês de agosto, intervenções baseadas nas manifestações populares e com produções de personagens folclóricos. Estabelecer relações do folclore com a oralidade foi inevitável, pois proporcionou um resgate do contexto real e imaginário, o que contribui de forma significativa para o desenvolvimento das crianças.
Houve a contação de lendas, que são narrativas transmitidas oralmente com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais para as crianças. Para isso, houve uma mistura de fatos reais com imaginários. Misturamos a história e a fantasia de forma teatral. As lendas foram sendo contadas ao longo das semanas.
Usar fatos reais e antigas, pode dar suporte às histórias e junto com elas envolver a imaginação para “aumentar um ponto” na realidade. Faz parte da realidade cultural de todos os povos. Assim como os mitos, fornecem explicações aos fatos que não são explicáveis pela ciência ou pela lógica. Essas explicações, porém, são mais facilmente aceitas, pois apesar de ser fruto da imaginação não são necessariamente sobrenaturais ou fantásticas.


Por: Luana Silveira e Vânia Moreira