O planejamento pedagógico tem como objetivo
rever as práticas pedagógicas e didáticas que serão trabalhadas a curto ou
médio prazo pelos professores de uma instituição.
Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a
Docência- PIBID têm a oportunidade de interagir mensalmente com os professores
da escola parceira, durante a atividade de planejamento, somando conhecimentos
e experiências.
Esse momento é oportuno para que professores e bolsistas revejam as suas
práticas, o que precisam mudar e aperfeiçoar, a partir de um olhar critico,
visando beneficiar as crianças no seu desenvolvimento cognitivo e afetivo. Contribui,
também para o processo de formação inicial dos bolsistas, pois é a partir
dessas vivências que adquirem experiências para enfrentar os desafios da
docência.
O planejamento aconteceu no dia 04 de setembro no Centro de Educação
Infantil Laudinei Nascimento e teve como objetivo elaborar os planos de aulas para
dois dias de intervenção dos bolsistas. No
entanto, a proposta foi relacionar o foco de intervenção de cada bolsista com o
projeto Meio Ambiente. Os bolsistas, juntamente com os docentes da escola, realizariam
oficinas para confecção de brinquedos e um passeio pela cidade, mostrando às
crianças os locais onde se trabalham com o lixo reciclado e explicando a
importância de preservar a natureza e reutilizar alguns produtos que poderiam
ir para o lixo. Também foi organizado, um passeio pelos pontos turísticos,
explicando as questões desfavoráveis à natureza tais como: poluição,
desmatamento, acúmulo de sujeira, entre outros aspectos.
Os bolsistas tiveram ideias interessantes: confecções de murais
ecológicos; piquenique para serem abordadas questões de desperdício; a
importância de se colocar o lixo no lixo, de acordo com a coleta seletiva-
plástico, papel, vidro e metal; a importância de se ter uma aula prática ao ar
livre, admirando a exuberância da natureza. Cada ideia foi acolhida tendo em
vista a organização de um planejamento coletivo em prol de vivências
interessantes que trouxessem para as crianças uma aprendizagem significativa,
fugindo da rotina vivenciada somente em sala de aula e explorando o ambiente
extra-escolar.
O encontro foi marcado por muitos pontos positivos, somando experiências
de professores atuantes e a vontade de aprender dos bolsistas. Inclusive, as
regentes e a supervisora falaram, mais uma vez, da importância de se ter o
PIBID na escola, havendo uma junção de conhecimentos onde ensina-se e
aprende-se ao mesmo tempo.
Por: Alana Dantas e Cláudia Santos