Esse relato visa apresentar as atividades realizadas a partir da sequência didática sobre as linguagens da Arte com as crianças da Escola Laudinei Nascimento, nos dias 23 e 30 de maio de 2016. Foram escolhidos os quadros pintados por Ivan Cruz que, através das suas pinturas, retrata as mais variadas brincadeiras infantis consideradas, pelo artista, como “brincadeiras de antigamente”. As intervenções foram organizadas da seguinte forma.
No dia 23 de maio, como a turma ainda era desconhecida por nós, pedimos para que as crianças se apresentassem, após a apresentação, afim de fazer um momento voltado à acolhida das crianças em sala, selecionamos algumas cantigas de roda (Cantiga de Roda- Uma das obras de Ivan Cruz) para que as crianças expressassem seus movimentos corporais, bem como o contato com a musicalidade.
Nessa primeira intervenção, juntamo-nos às crianças sentados no chão, em formato de círculo, para fazer uma roda de conversa. Inicialmente, questionamos as crianças sobre quais tipos de brincadeiras eram conhecidas por elas; perguntou-se, também, sobre em quais locais elas costumavam brincar.
As respostas sobre as brincadeiras e brinquedos, assim como imaginávamos, estavam todas ligadas à “modernidade”. Campos e Mello (2010), ao enfocarem os brinquedos e brincadeiras, afirmam que esses brinquedos e brincadeiras (modernos/as) acabam proporcionando, cada vez mais, momentos individuais e solitários. Quanto aos locais, todas as crianças relataram que as brincadeiras acontecem no interior da casa. Essas respostas nos levaram a abrir uma discussão sobre a influência das novas tecnologias nos brinquedos e brincadeiras infantis. Também falamos com as crianças sobre os espaços do brincar que, hoje, são diferentes dos espaços que o pintor retrata nas obras.
Inicialmente, foi apresentada a foto e biografia do artista Ivan Cruz, em seguida, através de slides no notebook, as crianças puderam apreciar 46 das mais de 600 obras deste artista. Durante a exibição das imagens, estivemos atentos a mostrar todos os detalhes contidos nos quadros, como por exemplo: os brinquedos e brincadeiras, cores, formas geométricas, ambientes, etc. No final da exibição, selecionamos cinco imagens para que as crianças escolhessem apenas duas para a continuidade da aula seguinte. As imagens mais votadas foram “Aviãozinho de Papel” e “Rodando Iô-iô II”.
No segundo dia de intervenção, 30 de maio, as crianças foram acolhidas em sala com uma amarelinha desenhada no chão (brincadeira retratada em um dos quadros de Ivan cruz - Amarelinha). Após essa brincadeira, as crianças foram divididas em dois grupos. Cada grupo recebeu uma impressão em papel A4 com a representação da pintura de Ivan Cruz afim de que a partir dessa imagem elas fizessem uma RELEITURA da obra em uma folha de cartolina branca.
Antecedendo o desenho à lápis e a pintura com tinta guache, as crianças foram orientadas quanto a atenção ao olhar cada detalhe contido na imagem impressa. No momento de desenhar a lápis, muitas crianças demonstraram muita habilidade na percepção dos traçados e na coordenação motora ao reproduzir na cartolina. Após as duas cartolinas estarem já desenhadas pelas crianças, orientamos cada grupo a se atentarem para o uso das cores, de modo que as cores usadas correspondessem aos desenhos originais.
Desenhar, pintar e brincar com os desenhos de Ivan Cruz, sem dúvidas, possibilitou momentos prazerosos para as crianças, inclusive para nós Bolsistas do PIBID. Essas intervenções foram essenciais no que diz respeito às socializações e interações afetivas entre as próprias crianças nos momentos da produção artística, pois, em diversos momentos, notamos que, diante da dificuldade de algum (a) colega, sempre tinha algum (a) outro (a) colega que oferecia ajuda.
Desta forma, através dessas intervenções, a imersão das crianças no reconhecimento das artes visuais e também na própria produção artística, além da apropriação por parte das mesmas no universo das brincadeiras tradicionais, foram de extrema importância para a aprendizagem.
“A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”. (Ivan Cruz)
Por:
Leila Stolze Gomes
Nakson Willian Silva Oliveira
REFERÊNCIAS:
CAMPOS, D. A. de; MELLO, M. A. As linguagens corporais e suas implicações nas práticas pedagógicas: brinquedos, brincadeiras, jogos, tecnologias, consumo e modismos. São Carlos: Edufscar, 2010.