quarta-feira, 22 de julho de 2015

A CRIANÇA E A COORDENAÇÃO MOTORA FINA

Atividade de pintura com as mãos

As atividades de intervenção desenvolvidas no Centro de Educação Infantil Professora Luiza Ferraz tiveram como eixo trabalhar a coordenação motora fina das crianças.
A coordenação motora fina é a capacidade de realizar movimentos cada vez mais precisos e apurados. A regente ficou bastante satisfeita com a nossa iniciativa, uma vez que ela pretendia investir nessa aprendizagem fundamental para as crianças da pré-escola.
A criança se envolve diariamente realizando movimentos de coordenação de motora fina, quando se têm a oportunidade de vivências significativas. As atividades artísticas proporcionam muito prazer ás crianças, sendo assim, favorecem o desenvolvimento da coordenação motora fina.   Portanto, decidimos planejar atividades que envolvessem o desenho, a colagem, a pintura, o movimento, bem como a interação entre as crianças.
        Propomos, então, a confecção da árvore das vogais.  As vogais foram impressas em letras grandes e em papel crepom.  As crianças produziam pequenas bolinhas, colavam na letra de papel crepom e, no final, colavam em uma árvore que confeccionamos com papel madeira.  A partir dessa intervenção, estimulamos as crianças a expressarem o que mais lhes chamaram a atenção e os sentimentos e as sensações provocadas, em relação às cores, o traçado, o efeito da colagem, a qualidade do recorte.
       Comprovamos como é importante realizar atividades que ajudam as crianças a confiar na capacidade que as mesmas têm em produzir, despertando a criatividade e permitindo que expressem, através da sua produção, suas emoções. Percebemos também, como as crianças gostam de apresentar suas produções artísticas - desenhos, colagens e pinturas.
É importante registrar também, como a utilização dos recursos - tesoura, cola, lápis de cor, giz de cera, tintas, revistas para colagem e massinha de modelar contribuem no alcance do objetivo esperado de trabalhar a motricidade fina das crianças.

Finalmente, foi um trabalho prazeroso, com resultados significativos para as crianças, pois atividades que envolvem a motricidade contribuem para o desenvolvimento infantil, ampliando a aprendizagem das crianças.

Por Vânia Moreira e Luana Silveira