![]() |
Atividade de pintura com as mãos |
As atividades de intervenção desenvolvidas no Centro
de Educação Infantil Professora Luiza Ferraz tiveram como eixo trabalhar a
coordenação motora fina das crianças.
A
coordenação motora fina é a capacidade de realizar
movimentos cada vez mais precisos e apurados. A regente ficou bastante
satisfeita com a nossa iniciativa, uma vez que ela pretendia investir nessa
aprendizagem fundamental para as crianças da pré-escola.
A criança se envolve diariamente realizando movimentos de coordenação de
motora fina, quando se têm a oportunidade de vivências significativas. As
atividades artísticas proporcionam muito prazer ás crianças, sendo assim,
favorecem o desenvolvimento
da coordenação motora fina.
Portanto, decidimos planejar atividades que envolvessem o
desenho, a colagem, a pintura, o movimento, bem como a interação entre as
crianças.
Propomos, então, a confecção da árvore
das vogais. As vogais foram impressas em
letras grandes e em papel crepom. As
crianças produziam pequenas bolinhas, colavam na letra de papel crepom e, no
final, colavam em uma árvore que confeccionamos com papel madeira. A partir dessa intervenção, estimulamos as
crianças a expressarem o que mais lhes chamaram a atenção e os sentimentos e as
sensações provocadas, em relação às cores, o traçado, o efeito da colagem, a
qualidade do recorte.
Comprovamos como é importante realizar
atividades que ajudam as crianças a confiar na capacidade que as mesmas têm em
produzir, despertando a criatividade e permitindo que expressem, através da sua
produção, suas emoções. Percebemos também, como as crianças gostam de apresentar suas
produções artísticas - desenhos, colagens e pinturas.
É
importante registrar também, como a utilização dos recursos - tesoura, cola,
lápis de cor, giz de cera, tintas, revistas para colagem e massinha de modelar
contribuem no alcance do objetivo esperado de trabalhar a motricidade
fina das crianças.
Finalmente, foi um trabalho prazeroso, com resultados
significativos para as crianças, pois atividades que envolvem a motricidade
contribuem para o desenvolvimento infantil, ampliando a aprendizagem das
crianças.
Por Vânia Moreira e Luana Silveira