Denise Carvalho dos Santos
Valdicélia Santos Chaves
Jorsinai de Argolo Souza
Resumo
Este
trabalho refere-se a um relato das experiências como bolsistas do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de
Pedagogia, linha de ação Educação Infantil, cujo objetivo é demonstrar a contribuição do PIBID na formação
inicial dos licenciados, tendo em vista os seguintes objetivos do programa
(CAPES, 2013): elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos
de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação
básica e contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à
formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de
licenciatura. Desse modo, considerando que o PIBID oportuniza vivências de
atividades didático-pedagógicas em escolas públicas de ensino básico e aprimora
a formação dos futuros docentes, relataremos as experiências que vivenciamos,
durante atividades de observações e intervenções, na escola parceira em uma
turma de Pré II, composta por 24 alunos, com idades entre 5 e 6 anos. Ao longo
das observações, identificamos à necessidade de se trabalhar a questão da
motricidade, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento do esquema corporal,
do equilíbrio, da atenção, da agilidade e da cooperação entre ás crianças. Para
tanto, realizamos quatro intervenções e utilizamos jogos e brincadeiras, tais
como: futebol de tecido, o circuito da motricidade, brincadeira de cabo de
guerra, dentre outras. Evidenciamos que
a escolha em trabalhar a motricidade, através de jogos e brincadeiras, foi
significativa e dinâmica para a aprendizagem das crianças, pois podemos afirmar
que foram proporcionados momentos de interação entre as mesmas. Verificamos que
quando integramos a Psicomotricidade às atividades escolares, temos como
resultado a ajuda na vivência em grupo, pois por meio das atividades
psicomotoras as crianças precisam aceitar regras, e, quando começam a ter essa
compreensão, mais facilmente aceitarão as regras da vida social. Através desse
relato, identificamos que a participação no PIBID contribui significativamente
na formação inicial dos graduandos através da aproximação com a realidade
escolar, possibilitando a efetiva relação entre a teoria e a prática, ou seja,
entre os saberes acadêmicos e os saberes experienciais, conforme Freire (1996).
Palavras
chaves:
Docente. Formação inicial. Pibid. Prática pedagógica.
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