terça-feira, 16 de agosto de 2016

O TEATRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE EXPRESSÕES E DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA

O presente relato, é resultado da sequencia didática sobre linguagens da arte – teatro - realizado na escola de educação infantil Lauidinei Nascimento desenvolvido durante três dias de monitoria didática na escola.
A história escolhida para a atividade foi “Dona Baratinha” de Ana Maria Machado, pois permitiria a participação de todas as crianças em decorrência do grande número de personagens, uma vez que a proposta da sequência didática seria o envolvimento destas, de modo que as possibilitassem diversas práticas de linguagem e autonomia de atuação.
No primeiro momento, exibimos um vídeo ilustrativo que abordava o conto da história, permitindo um maior encantamento, levando-os a desenvolverem gestos interpretativos, uma vez que a criança é produtora de diversas culturas, e cria sua própria história a partir de outros fatos. Diante das diversas linguagens que a criança expressa, possibilita a inserção desta no mundo letrado e social, tornando-a agente do processo social-cultural e produtora deste. Pois, as
“experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças.” (BRASIL, 1998 p.117)

            É a partir da escola, principalmente, que a criança dispõe de mecanismos que ampliem seus conhecimentos.
            No segundo momento, discutimos sobre as características de cada personagem, a emissão dos sons que é realizado por cada animal e sua importância na floresta. Os sentidos foram tomando forma de acordo ao que mais lhes chamaram a atenção.
            Em seguida, através do recorte e pintura, as crianças deram vida aos personagens, realizando-se a confecção de máscaras, que posteriormente foram utilizadas por elas na atuação do reconto da história. A medida que esta era contada cada criança que possuía a máscara correspondente ao animal citado se levantava para dramatizar e transmitir a fala associada ao seu personagem, essa atuação deu-se de forma espontânea, participativa tanto referente ao seu papel, quanto aos demais expressados pelos colegas.
            No terceiro e último momento, realizou-se para as três turmas participantes do projeto a encenação da história. A mesma foi contada pela colega Alana e teve a colaboração da supervisora e demais bolsistas. A atuação ficou na responsabilidade das bolsistas Angélica e Rejane, uma vez que em decorrência do tempo fechado, não pudemos socializar no pátio da escola. Desta vez, as crianças tornaram-se ouvintes com participações sucinta, ao entoarem o canto da Dona Baratinha, a cada momento em que ela esperava por um noivo a sua janela.
       Enfim, destacamos que essa atuação tornou-se de grande relevância para a desenvolvimento da linguagem e espontaneidade de interação entre as crianças.

REFERÊNCIA

BRASIL. Ministério da Educação e do Desposto. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Por: Angélica e Rejane