Jorsinai de argolo Souza[2]
INTRODUÇÃO
A literatura é a arte
da palavra escrita ou falada. É através dela que podemos criar recriar e
transcrever a realidade. Ela tem a missão de surpreender, desconcertar as
perspectivas do leitor, além de ter o poder de mudar sua visão em relação
aquele texto.
Segundo o Referencial
Curricular Nacional da Educação Infantil, a Literatura desperta o prazer e
alimenta a imaginação. Sendo assim, o documento indica o papel do professor
nesse processo:
Ter acesso à boa literatura é
dispor de uma informação cultural que alimenta a imaginação e desperta o prazer
pela leitura. A intenção de fazer com que as crianças, desde cedo, apreciem o
momento de sentar para ouvir histórias exige que o professor, como leitor,
preocupe em lê-la com interesse, criando um ambiente agradável e convidativo à
escuta atenta, mobilizando a expectativa das crianças, permitindo que elas
olhem o texto e as ilustrações enquanto a história é lida Conforme aponta o
RCNEI (1998, p. 144).
Estudos comprovam que a
literatura infantil é muito importante para o desenvolvimento social, emocional
e cognitivo das crianças. Como afirma Abramovich:
É ouvindo histórias que se pode
sentir (também) emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o
bem-estar, o medo, a alegria, o pavor, a insegurança, a tranquilidade, e tantas
outras mais, e viver profundamente o que as narrativas provocam em quem as ouve
– com toda amplitude, significância e verdade que cada uma delas fez (ou não)
brotar... Pois é ouvir, sentir, enxergar com os olhos do imaginário. (2005, p.
17).
Desse modo percebe-se
que é através da história que estimulamos a fantasia, principalmente
associando-a com a ludicidade. O lúdico exerce um papel fundamental no processo
educativo, principalmente na educação infantil, pois através das brincadeiras,
jogos e historias, trabalha-se habilidade motora e cognitiva, estimula a
memoria, aumenta a concentração, agilidade e a criatividade. Segundo Feijó
(1992), lúdico é uma necessidade básica da personalidade, do corpo e da mente e
faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana. Nesse
sentido, o objetivo deste trabalho é relatar as experiências que tivemos com as
intervenções, onde elaboramos um projeto de literatura infantil, que
trabalhamos de forma lúdica, dinâmica e divertida, dando asas á imaginação das
crianças através das historias infantis, com a finalidade de despertar o
interesse pela Literatura.
METODOLOGIA
Este trabalho foi realizado a partir
das experiências vividas como bolsistas do programa PIBID (Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), na linha de ação da Educação
infantil e em parceria com a escola Luíza Ferraz, em uma sala de pré II no
turno vespertino. Antes
de começar as nossas intervenções, ficamos um período observando para detectar
quais eram as necessidades da turma. Observamos essa turma durante quatro dias
e percebemos que as crianças não participavam muito das aulas. A professora
vivia chamando atenção e, ás vezes, não tinha muita paciência.
A turma era composta de vinte e
cinco crianças e o espaço físico da sala apresentava boa estrutura, o ambiente
era lúdico, possui cantinho de leitura, mas infelizmente a professora não
utilizava bem os recursos.
Visto que a professora regente não tinha o habito de
promover a leitura, nem a contação de historia na sala, decidimos trabalhar com
o lúdico na literatura infantil, atendendo assim uma necessidade da turma.
Sendo assim, elaboramos o projeto de literatura infantil:
Aprender brincando, dando asas à imaginação! Esse projeto foi trabalhado
durante oito intervenções, onde foram contadas várias historinhas infantis, de
forma lúdica e prazerosa e as crianças viajavam no mundo da imaginação.
RESULTADOS
E DISCUSSÃO
Trabalhamos várias
historias infantis, dentre elas, a historinha dos três porquinhos, que foi
trabalhada em forma de sequência didática, durante três intervenções. Contamos
essa historinha na primeira intervenção através de fantoche, depois solicitamos
que as crianças recontassem a historia, de acordo com as imagens do livro, Em
seguida, pedimos para que cada um desenhasse livremente o que eles mais
gostaram da historia e depois eles pintaram umas máscaras dos personagens da
historia, pois eles iriam usar no ultimo dia dessas sequencia didática, onde
iremos dramatizar essa historia.
Na segunda intervenção, exibimos um vídeo relacionado com
a historinha dos três porquinhos e comentamos sobre a historinha ressaltando
sobre os tipos de moradias que os três porquinhos construíram. Logo depois, fizemos
a brincadeira do coelhinho sai da toca e encerramos essa intervenção elaborando
junto com eles três painéis com os tipos de casas referentes a historia, pois
íamos utilizar na próxima intervenção.
Na terceira e última intervenção relacionada a essa
história dos três porquinhos, brincamos com o jogo da memória com as imagens
relacionadas a história. Em seguida, fizemos a dramatização e todos
participaram com muito entusiasmo e se divertiram muito atuando. Nesse sentido
trazemos Meireles (1984, p.48), enfatiza que:
A boa memória, o talento
interpretativo, o inventivo – a imaginação, a mimica, a voz, toda arte de
representar – a capacidade de utilizar oportunamente o repertório fazem dos
contadores de história, ainda hoje, personagens indispensáveis a determinado
ambiente.
Contamos também outras historias como: O grande rabanete,
Pinóquio, O gato de botas e historias só com imagens, onde as crianças podiam
criar sua própria historia a partir das imagens. Trabalhando sempre de forma
diversificada, através de jogos e brincadeiras, utilizando vários recursos,
procurando de varias maneiras estimular o imaginário e o prazer que a leitura
proporciona.
A literatura ou mais especificamente a contação de
história tem uma influencia muito grande no desenvolvimento psicossocial e
cognitivo da criança. E por isso é interessante que o educador saiba que há uma
diferença entre ler e contar historia e ambos somos importantes para ser
trabalhadas na educação infantil. Ler é
você abrir um livro e começar a narrar a historia, mostrar as ilustrações
referentes àquela história. Contação de história não, ela requer toda uma
preparação, é preciso você envolver os ouvintes com a história, faze-los viajar
nas palavras ouvidas, é você fazer caras e bocas, imitar as falas dos personagens,
enfim é você virar um artista na hora da contação da história.
No que se refere à leitura de histórias o RCNEI (Brasil,
1998, p. 143), aponta que:
A leitura de histórias é um
momento em que a criança pode conhecer a forma de viver, pensar, agir e o universo
de valores, costumes e comportamentos de outras culturas situadas em outros
tempos e lugares que não o seu. A partir daí ela pode estabelecer relações com
sua forma de pensar e o modo de ser do grupo social ao qual pertence.
A partir das historias as crianças tiveram a oportunidade
de conhecer outras culturas, outros lugares, procurando sempre relacionar com
sua realidade. Diferentes autores como Abramovich (1997), Meireles (1984) e
Coelho (2002), apontam que para que o educador passe toda emoção da história e
para que o ouvinte possa sentir toda essa emoção é fundamental que o narrador
leia o texto antes, sem correr o risco de ter que improvisar e acabar com o
momento mágico da contação da história. Os
resultados vieram a partir das realizações das atividades proposta, onde as
crianças tiveram uma excelente aceitação ao tema, pois houve muita
participação, empenho, motivação e interação de todos os alunos em relação a
todo o trabalho realizado durante essas intervenções. Percebemos que antes de
iniciar com esse projeto de literatura as crianças eram tímidas, não
participavam muito das aulas, viviam retraídas, mas depois das realizações das
atividades e da contação das historias, elas melhoraram bastante, pois houve
muita interação e participação de todas. Foi muito importante e gratificante
trabalhar essa temática com essas crianças, visto que sortiu um grande impacto
para a formação emocional e cognitiva das mesmas. Sabemos
o quanto a contação de história é importante na educação infantil, pois
fortalecem os vínculos sociais e educacionais, por isso é essencial que os
professores utilizem essa ferramenta para o desenvolvimento da criança,
despertando assim pequenos leitores e estimulando para o mundo da imaginação.
Segundo Abramovich (2005):
[...] é importante para formação
de qualquer criança ouvir, muitas historias... Escutá-las é o inicio da
aprendizagem para ser um bom leitor, e ser leitor é ter um caminho
absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo... (p.16)
Desse modo
conclui-se que a literatura tem que ser trabalhada na educação infantil de
forma prazerosa, visto que as crianças aprendem se divertindo, através de
jogos, brincadeiras, músicas. Enfim, esse projeto foi bem estruturado e
executado da melhor maneira possível, proporcionando momentos de descoberta,
participação e colaboração de cada criança tornando-os sujeitos autônomos e
cooperativos durante todo o processo.
CONCLUSÕES
OU CONSIDERAÇÕES FINAIS
No decorrer deste
projeto constatamos o quanto a literatura é fundamental na educação infantil,
pois estimula o conhecimento, a criatividade e a imaginação, além de
desenvolver o que é o mais importante para a formação educacional de uma
criança, que é o gosto e o prazer pela leitura. Por isso, ela tem que ser uma
prática rotineira na sala de aula, e o professor precisa trabalhá-la de forma
envolvente e construtiva, procurando sempre diversificar as atividades,
buscando recursos que façam as crianças se apaixonar por esse mundo mágico que
é a leitura.
REFERÊNCIAS
ABRAMOVICH,
Fanny. Literatura Infantil:
gostosuras e bobices. 5 Edição. São Paulo: Scipione, 2005.
BRASIL,
Ministério da Educação e do Desporto. Secretária da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a
educação infantil/ Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF,
1998.
FEIJÓ, Olavo. Corpo
e movimento: uma psicologia para o esporte. Rio de Janeiro: Shape, 1992.
MEIRELES,
Cecília. Problemas de Literatura
Infantil. 4.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
[1]Universidade
Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Bolsista de Iniciação a Docência do Subprojeto Pedagogia valdicelia300481@gmail.com
[2] Universidade Estadual do
Sudoeste da Bahia- UESB. Coordenadora da Linha de ação de Educação Infantil valdicelia300481@gmail.com
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