Podemos definir o
folclore com um conjunto de lendas, histórias, estórias, cantigas e
brincadeiras que são passadas de geração em geração. Fazem parte de atividades
básicas que contribuem para o desenvolvimento físico, motor, emocional e social
da criança.
Procurando valorizar os
conhecimentos culturais já existentes e estimular a imaginação das crianças realizamos,
durante o mês de agosto, intervenções baseadas nas manifestações populares e
com produções de personagens folclóricos. Estabelecer relações do folclore com
a oralidade foi inevitável, pois proporcionou um resgate do contexto real e
imaginário, o que contribui de forma significativa para o desenvolvimento das crianças.
Houve a contação de lendas, que são narrativas transmitidas oralmente com o objetivo de explicar
acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais para as crianças. Para isso, houve
uma mistura de fatos reais com imaginários. Misturamos a história e a fantasia
de forma teatral. As lendas foram sendo contadas ao longo das semanas.
Usar fatos reais e antigas, pode dar suporte às histórias e junto com elas envolver a
imaginação para “aumentar um ponto” na realidade. Faz parte da realidade
cultural de todos os povos. Assim como os mitos, fornecem explicações aos fatos
que não são explicáveis pela ciência ou pela lógica. Essas explicações, porém,
são mais facilmente aceitas, pois apesar de ser fruto da imaginação não são
necessariamente sobrenaturais ou fantásticas.
Por: Luana Silveira e Vânia
Moreira
Muito bom mesmo meninas!!!!
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