quinta-feira, 1 de outubro de 2015

PLANEJAMENTO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL LAUDINEI SILVA NASCIMENTO – ENCONTRO ENTRE REGENTES E BOLSISTAS





O planejamento pedagógico tem como objetivo rever as práticas pedagógicas e didáticas que serão trabalhadas a curto ou médio prazo pelos professores de uma instituição.
          Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID têm a oportunidade de interagir mensalmente com os professores da escola parceira, durante a atividade de planejamento, somando conhecimentos e experiências.
           Esse momento é oportuno para que professores e bolsistas revejam as suas práticas, o que precisam mudar e aperfeiçoar, a partir de um olhar critico, visando beneficiar as crianças no seu desenvolvimento cognitivo e afetivo. Contribui, também para o processo de formação inicial dos bolsistas, pois é a partir dessas vivências que adquirem experiências para enfrentar os desafios da docência.
          O planejamento aconteceu no dia 04 de setembro no Centro de Educação Infantil Laudinei Nascimento e teve como objetivo elaborar os planos de aulas para dois dias de intervenção dos bolsistas.  No entanto, a proposta foi relacionar o foco de intervenção de cada bolsista com o projeto Meio Ambiente. Os bolsistas, juntamente com os docentes da escola, realizariam oficinas para confecção de brinquedos e um passeio pela cidade, mostrando às crianças os locais onde se trabalham com o lixo reciclado e explicando a importância de preservar a natureza e reutilizar alguns produtos que poderiam ir para o lixo. Também foi organizado, um passeio pelos pontos turísticos, explicando as questões desfavoráveis à natureza tais como: poluição, desmatamento, acúmulo de sujeira, entre outros aspectos.
          Os bolsistas tiveram ideias interessantes: confecções de murais ecológicos; piquenique para serem abordadas questões de desperdício; a importância de se colocar o lixo no lixo, de acordo com a coleta seletiva- plástico, papel, vidro e metal; a importância de se ter uma aula prática ao ar livre, admirando a exuberância da natureza. Cada ideia foi acolhida tendo em vista a organização de um planejamento coletivo em prol de vivências interessantes que trouxessem para as crianças uma aprendizagem significativa, fugindo da rotina vivenciada somente em sala de aula e explorando o ambiente extra-escolar.    
          O encontro foi marcado por muitos pontos positivos, somando experiências de professores atuantes e a vontade de aprender dos bolsistas. Inclusive, as regentes e a supervisora falaram, mais uma vez, da importância de se ter o PIBID na escola, havendo uma junção de conhecimentos onde ensina-se e aprende-se ao mesmo tempo.   

Por: Alana Dantas e Cláudia Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário