terça-feira, 29 de setembro de 2015

INTERVENÇÕES SOBRE O FOLCLORE NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA LUIZA FERRAZ



Podemos definir o folclore com um conjunto de lendas, histórias, estórias, cantigas e brincadeiras que são passadas de geração em geração. Fazem parte de atividades básicas que contribuem para o desenvolvimento físico, motor, emocional e social da criança.
Procurando valorizar os conhecimentos culturais já existentes e estimular a imaginação das crianças realizamos, durante o mês de agosto, intervenções baseadas nas manifestações populares e com produções de personagens folclóricos. Estabelecer relações do folclore com a oralidade foi inevitável, pois proporcionou um resgate do contexto real e imaginário, o que contribui de forma significativa para o desenvolvimento das crianças.
Houve a contação de lendas, que são narrativas transmitidas oralmente com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais para as crianças. Para isso, houve uma mistura de fatos reais com imaginários. Misturamos a história e a fantasia de forma teatral. As lendas foram sendo contadas ao longo das semanas.
Usar fatos reais e antigas, pode dar suporte às histórias e junto com elas envolver a imaginação para “aumentar um ponto” na realidade. Faz parte da realidade cultural de todos os povos. Assim como os mitos, fornecem explicações aos fatos que não são explicáveis pela ciência ou pela lógica. Essas explicações, porém, são mais facilmente aceitas, pois apesar de ser fruto da imaginação não são necessariamente sobrenaturais ou fantásticas.


Por: Luana Silveira e Vânia Moreira

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