segunda-feira, 22 de junho de 2015

ATIVIDADES DO PIBID E.I. PARA O ANO DE 2015




ORDEM
OBJETIVOS
ATIVIDADES
AÇÕES
PERIODICIDADE
CRONOGRAMA
01

- Avaliar a atuação do PIBID em 2014;
- Planejar e socializar ações para 2015

ENCONTRO COM A COMUNIDADE ESCOLAR

- Reflexão inicial – Universidade e escola
- Esclarecendo dúvidas sobre o PIBID
- Avaliação da ação dos bolsistas (alunos e supervisoras)
- Apresentação e discussão da proposta de trabalho para 2015
Anual

Primeira semana de março de 2015
02

-Compreender as concepções presentes nas práticas da unidade escolar


ESTUDO TIPO ETNOGRÁFICO
- Leitura do Regimento escolar e da proposta pedagógica
-Observar concepções da comunidade escolar relativas a: Concepção de educação infantil; interações entre crianças e crianças e crianças e adultos; questões de diversidade – etnia, gênero, NEE;
Anual

Segunda semana de março de 2015
03


- Identificar elementos do processo de ensinar e aprender que necessitam de intervenção

OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE

Observar o processo de ensino e aprendizagem de acordo com o currículo da educação infantil :Linguagem oral, leitura, escrita; Movimento (motricidade, brincadeira, jogos) Matemática (jogos, situações problemas) Ciências Naturais e Sociais Artes (música, dança, teatro, artes visuais)


Semanal


Segunda e Terceira semana de março
04

-Analisar e discutir casos didático-pedagógicos e práticas articuladas com a experiência dos professores supervisores e os saberes sobre a escola.



PLANEJAMENTO COM DOCENTES

- Estudo/oficina com todos os docentes ( 30’)
- Socialização da intervenção realizada com as crianças para todos os docentes (15’)
- Planejamento da intervenção com a regente da classe ( 15’)
Mensal



Março a dezembro de 2015
05
-Relatar experiências e atividades desenvolvidas no programa

DIÁRIO DE CAMPO
- Produzir registros: intervenção realizada com as crianças, planejamento com docentes, encontros semanais
Semanal

Março a dezembro de 2015
06

- Alimentar o sistema moodle

ACESSO AO MOODLE

- Acessar o moodle para postar plano de aula, imagens, diários de campo, dentre outros
Semanal

Março a dezembro de 2015
07


- Aprofundar a leitura e discussão de referenciais teóricos relacionados a Educação Infantil



RODA DE ESTUDO

- Estudo da obra Formação e Responsabilidade (Sônia Krammer,..)
    *Apresentação das ideias do texto/Debate de questões levantadas pelos expositores e pelo grupo
- Estudo de temáticas relacionadas as intervenções realizadas com as crianças
Mensal

Fevereiro a dezembro de 2015
08

- Inovar as práticas de ensino, elaborando instrumentos didático-pedagógicos


PLANEJAMENTO DE MONITORIA DIDÁTICA
- Planejamento e confecção de materiais a serem utilizados na intervenção
-Socialização do planejamento para possíveis ajustes
Quinzenal

Março a dezembro de 2015
09

- Contribuir no processo de ensinar e aprender, através de uma ação especifica, em um momento da aula



MONITORIA DIDÁTICA
- Realização da intervenção com as crianças na perspectiva de colaboração pedagógica, envolvendo regente, bolsistas e supervisores do PIBID
Semanal
Março a dezembro de 2015
10

- Socializar atividades produzidas na escola e ampliar o diálogo com a comunidade escolar



SEMINÁRIO NA ESCOLA
- Comunicação oral das experiências realizadas com as crianças
-Exposição de materiais produzidos para a intervenção e com as crianças
Semestral

Junho e Novembro de 2015
11

- Sistematizar as ações desenvolvidas


PRODUÇÃO DE RELATORIO

- Produção do relatório a partir de todas as ações realizadas no semestre
Semestral

Junho e Dezembro de 2015
12

-Incentivar a leitura, a escrita e a fala em diferentes contextos da profissão, por meio da trilogia uso-reflexão-uso



PRODUÇÃO DE ARTIGO
- Produção  da primeira versão do artigo
- Revisão do artigo
- Produção da versão final

Semestral

Abril a junho  2015
Julho a dezembro de 2015
13
- Refletir sobre ações desenvolvidas, visando replanejamento

PRODUÇÃO DE RELATÓRIO FINAL
- Produção do relatório com as ações realizadas, dificuldades e sugestões.

          anual

Janeiro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário