segunda-feira, 22 de junho de 2015

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR A AUTONOMIA E A SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS NA SALA DE AULA ATRAVÉS DA ARTE


Momento da pintura (Meu corpo é legal) - Turma do Pré II
Trabalhar em grupo é uma forma simples de estimular a socialização e a solidadriedade entre as crianças. Desenvolve o sentido da autonomia, no momento em que há a ajuda mútua promovendo o crescimento de todo o grupo. Dessa forma,  a criatividade e a autonomia andam juntas, pois a experiência de mundo, a interação entre sujeitos e a construção ativa do conhecimento podem proporcionar um impulso criador e questionador, além de levar a criança a um desenvolvimento do sentido de cooperação e de diálogo.
Quando relacionamos a socialização e a autonomia, fazendo de ambas práticas pedagógicas, estamos capacitando a criança para se deslocar de seu egocentrismo e colocar-se na perspectiva do outro, criando bases para o desenvolvimento de si próprio como ser autônomo moral e intelectual. Foi nessa perspectiva que no primeiro semestre de intervenções vimos a necessidade de se trabalhar a socialização e autonomia das crianças com o objetivo de provocar um maior envolvimento e participação. Resolvemos, então, organizar atividades que beneficiassem a criatividade e autonomia, de uma forma que contemplassem a interação entre as crianças, pois é perceptível o quanto a arte está atrelada a todos os momentos na vida das mesmas.
Em cada intervenção, as crianças tiveram a oportunidade de perceber a importância de trabalhar coletivamente no intuito de alcançar um objetivo em comum.  Realizaram em grupo, uma produção de arte que representassem o corpo humano, bem como suas partes. Portanto, a arte funcionou como instrumento de socialização entre eles. Ao trabalhar com a arte, de preferência em grupo, a criança expressa os seus desejos e anseios e o professor poderá por sua vez, orientá-las no caminho a percorrer para o processo de aprendizagem.
Finalmente, identificamos um belo trabalho realizado pelas crianças, que expressaram de maneira surpreendente o que a arte representa na vida de cada uma. Vimos que as crianças conseguiram interpretar o conteúdo que eles viram em sala de aula, de uma maneira interativa, espontânea e criativa.

Por Cláudia Santos e Alana Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário