terça-feira, 7 de julho de 2015

A SIGNIFICÂNCIA DO CONTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Rodinha de leitura: contação de história com a caixinha kamishibai - Tuma do Pré II

A Literatura Infantil é de extrema importância para o desenvolvimento da criança, pois possibilita a sua inserção no mundo do imaginário e do prazer, favorecendo o conhecimento de si mesma. Segundo Paço (2009) os gêneros literários são caracterizados por meio do pensamento, interpretações, gestos, oralidade, grafia, narrativas e sons que levam a criança aos jogos dos sentidos.
Por meio das observações realizadas em sala de aula, percebemos a necessidade de uma participação maior das crianças durante a contação e a leitura de gêneros literários, pois entendemos que é de fundamental importância envolver a criança durante a realização dessa atividade.
Através do Kamishibai, originado no Japão e considerado como teatro de papel, em que se apresentam apenas imagens e a história é desenvolvida pelo contador, planejamos uma maior participação das crianças. Escolhemos, portanto, o conto “Elefante Cor de Rosa” com imagens bastante interessantes.
Durante a atividade, tiveram a oportunidade de participar, indicando qual seria a próxima cena e cada uma pôde expor o que imaginava, favorecendo a socialização entre as crianças e o desenvolvimento da oralidade. Em seguida, ilustraram as imagens e ficaram contentes e envolvidas com a realização da atividade, interrompendo-a para expor aos colegas a sua ilustração. No entanto, isso ocorreu de modo instantâneo, pois mesmo tendo como intuito que elas se sentissem participantes na realização da história, não tínhamos pretensão que estas indicassem as imagens que haviam pintado, mas que apenas se envolvessem na contação do conto.
Desse modo, percebemos que quando possibilitamos o envolvimento das crianças e planejamos atividades significativas, estas se dispõem a participarem da ação, sem que haja a necessidade de “obrigá-las”, pois, segundo o artigo 4º das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2012 a criança é considerada como:


Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.


Por: Angélica Santos e Rejane Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário