![]() |
Rodinha de leitura: contação de história com a caixinha kamishibai - Tuma do Pré II |
A Literatura Infantil é de
extrema importância para o desenvolvimento da criança, pois possibilita a sua
inserção no mundo do imaginário e do prazer, favorecendo o conhecimento de si
mesma. Segundo Paço (2009) os gêneros literários são caracterizados por meio do
pensamento, interpretações, gestos, oralidade, grafia, narrativas e sons que
levam a criança aos jogos dos sentidos.
Por meio das observações
realizadas em sala de aula, percebemos a necessidade de uma participação maior das
crianças durante a contação e a leitura de gêneros literários, pois entendemos
que é de fundamental importância envolver a criança durante a realização dessa
atividade.
Através do Kamishibai, originado
no Japão e considerado como teatro de papel, em que se apresentam apenas
imagens e a história é desenvolvida pelo contador, planejamos uma maior
participação das crianças. Escolhemos, portanto, o conto “Elefante Cor de Rosa”
com imagens bastante interessantes.
Durante a atividade, tiveram a
oportunidade de participar, indicando qual seria a próxima cena e cada uma pôde
expor o que imaginava, favorecendo a socialização entre as crianças e o
desenvolvimento da oralidade. Em seguida, ilustraram as imagens e ficaram
contentes e envolvidas com a realização da atividade, interrompendo-a para
expor aos colegas a sua ilustração. No entanto, isso ocorreu de modo
instantâneo, pois mesmo tendo como intuito que elas se sentissem participantes
na realização da história, não tínhamos pretensão que estas indicassem as imagens
que haviam pintado, mas que apenas se envolvessem na contação do conto.
Desse
modo, percebemos que quando possibilitamos o envolvimento das crianças e
planejamos atividades significativas, estas se dispõem a participarem da ação,
sem que haja a necessidade de “obrigá-las”, pois, segundo o artigo 4º das
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2012 a criança é
considerada como:
Sujeito histórico e de direitos que, nas
interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua
identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende,
observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a
sociedade, produzindo cultura.
Por: Angélica Santos e Rejane Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário