quarta-feira, 1 de junho de 2016

FAZENDO ARTE



Obras: soltando pipa e barquinho de papel do artista plástico Ivan Cruz

As artes visuais estão sempre presentes no cotidiano infantil através do desenho, pintura, colagem, gravura, escultura, fotografia, desenho no computador, vídeo, cinema, televisão e outros. Através da arte, a criança expressa seus sentimentos, medos e frustrações. Ao pintar uma tela, uma folha ou até mesmo uma parede de azulejo, ela está ampliando sua relação com o mundo de forma espontânea. Dessa maneira, a criança apropria-se de diversas linguagens adquirindo uma sensibilidade e capacidade de lidar com formas, cores, imagens, gestos, fala e sons e outras expressões. Segundo o RCNEI:

É no fazer artístico e no contato com os objetos de arte que parte significativa do conhecimento em Artes Visuais acontece. No decorrer desse processo, o prazer e o domínio do gesto e da visualidade evoluem para o prazer e o domínio do próprio fazer artístico, da simbolização e da leitura de imagens (BRASIL, 1998,p.269).


Através da apresentação da vida e obra do artista plástico Ivan Cruz foi possível desenvolver com as crianças um trabalho com a releitura de algumas obras da série “Brincadeiras de Criança” onde as crianças puderam apreciar interpretar, criar e recriar suas próprias artes, despertando o gosto pelo desenho e pintura, desenvolvendo a motricidade fina da criança através da construção individual, assim também como o desenvolvimento da oralidade, interação e socialização das mesmas. No entanto, percebemos muita resistência por parte de algumas crianças na hora de fazer a releitura, isso se deve ao fato de elas não serem estimuladas a fazerem seus próprios desenhos, e isso as deixa receosas de não conseguirem fazer o mesmo.
A criança, na educação infantil, precisa ser estimulada para que ela conquiste novos saberes e construa conhecimentos. É importante que o educador apresente obras de arte de diferentes artistas e movimentos da história da arte, mas sempre deixando a criança criar a sua própria obra. Constamos que, mesmo com algumas resistências, as produções das crianças foram expressivas, elas conseguiram realizar o que nós propomos e  os resultados foram satisfatórios.

Referência:

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional de Ed. Infantil. v. 3 Brasília: MEC/SEF, 1998.


Autores: Nilson Sousa e Adnalva Nobre


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