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Obras: soltando pipa e barquinho de papel
do artista plástico Ivan Cruz
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As artes visuais estão sempre presentes no cotidiano
infantil através do desenho, pintura, colagem, gravura, escultura, fotografia,
desenho no computador, vídeo, cinema, televisão e outros. Através da arte, a
criança expressa seus sentimentos, medos e frustrações. Ao pintar uma tela, uma
folha ou até mesmo uma parede de azulejo, ela está ampliando sua relação com o
mundo de forma espontânea. Dessa maneira, a criança apropria-se de diversas
linguagens adquirindo uma sensibilidade e capacidade de lidar com formas,
cores, imagens, gestos, fala e sons e outras expressões. Segundo o RCNEI:
É no fazer
artístico e no contato com os objetos de arte que parte significativa do conhecimento
em Artes Visuais acontece. No decorrer desse processo, o prazer e o domínio do
gesto e da visualidade evoluem para o prazer e o domínio do próprio fazer
artístico, da simbolização e da leitura de imagens (BRASIL, 1998,p.269).
Através da apresentação da vida e obra do artista
plástico Ivan Cruz foi possível desenvolver com as crianças um trabalho com a
releitura de algumas obras da série “Brincadeiras de Criança” onde as crianças
puderam apreciar interpretar, criar e recriar suas próprias artes, despertando
o gosto pelo desenho e pintura, desenvolvendo a motricidade fina da criança
através da construção individual, assim também como o desenvolvimento da
oralidade, interação e socialização das mesmas. No entanto, percebemos muita
resistência por parte de algumas crianças na hora de fazer a releitura, isso se
deve ao fato de elas não serem estimuladas a fazerem seus próprios desenhos, e
isso as deixa receosas de não conseguirem fazer o mesmo.
A criança, na educação infantil, precisa ser
estimulada para que ela conquiste novos saberes e construa conhecimentos. É
importante que o educador apresente obras de arte de diferentes artistas e
movimentos da história da arte, mas sempre deixando a criança criar a sua
própria obra. Constamos que, mesmo com algumas resistências, as produções das
crianças foram expressivas, elas conseguiram realizar o que nós propomos e os resultados foram satisfatórios.
Referência:
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional de Ed. Infantil. v. 3 Brasília:
MEC/SEF, 1998.
Autores: Nilson Sousa e Adnalva Nobre
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