segunda-feira, 8 de junho de 2015

O Movimento na Educação Infantil: por que ele é tão importante?


Momento de acolhida no pátio da Escola Laudinei - Poemas com fantoches


Desde a mais terna idade, as crianças executam vários movimentos, como: engatinhar, correr, andar, pular, brincar e etc. É por meio destes movimentos e gestos que as elas descobrem e exploram o mundo em sua volta.
No ambiente escolar se faz necessário um planejamento que envolva o movimento para o pleno desenvolvimento das crianças, criando situações onde elas possam ser desafiadas e estimuladas a terem um maior controle sobre o seu próprio corpo.
O referencial curricular nacional para a educação infantil diz de maneira clara a importância que o movimento possui para o desenvolvimento psicomotor da criança.

O trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal de cada criança. (BRASIL, p.15)

 Desta maneira o movimento deve estar presente nas mais variadas situações da educação infantil, oportunizando que as crianças utilizem gestos, posturas e ritmos, para se expressarem de forma livre e produtiva.

Intervenções da Escola Laudinei Nascimento

Atividade de Zumba no pátio da Escola Laudinei Nascimento.


          Foram desenvolvidas na Escola Laudinei Nascimento, nos meses de maio e junho, atividades que estimulassem e assegurassem as questões que envolvem o movimento na Educação Infantil. Por meio das observações, percebemos a importância de se trabalhar essas habilidades com as crianças, pois presenciamos aspectos pertinentes de timidez, baixa expressão espontânea e principalmente a pouca movimentação no ambiente de sala de aula.
            Neste processo, elaboramos intervenções voltadas principalmente para as questões do movimento infantil, atrelando a arte e a música. Dentre as diversas atividades desenvolvidas, podemos citar: Sequências rítmicas com músicas de comando; Danças circulares; Brincadeiras musicais; Percussão corporal; Ritmo com clavas; Expressão livre com o canto, Zumba, dentre outras.
            Durante este percurso de um mês e meio, percebemos uma nova roupagem que foi dada a classe. As crianças se mostraram bem mais atentas e aptas para as atividades, despertando assim, aspectos de extrema importância para o desenvolvimento de cada uma no processo de aprendizagem, deixando-nos extremamente satisfeitos com o que foi propostos e executado.

Por: Glaziane Santos e Rainan Sena - Bolsistas do PIBID Educação Infantil


Referência:

Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. Volume 3, pg. 15.



Nenhum comentário:

Postar um comentário