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Momento de acolhida no pátio da Escola Laudinei - Poemas com fantoches |
Desde a mais terna idade, as crianças
executam vários movimentos, como: engatinhar, correr, andar, pular, brincar e
etc. É por meio destes movimentos e gestos que as elas descobrem e exploram o
mundo em sua volta.
No ambiente escolar se faz necessário
um planejamento que envolva o movimento para o pleno desenvolvimento das
crianças, criando situações onde elas possam ser desafiadas e estimuladas a
terem um maior controle sobre o seu próprio corpo.
O referencial curricular nacional para
a educação infantil diz de maneira clara a importância que o movimento possui
para o desenvolvimento psicomotor da criança.
O trabalho com
movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor,
propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das
crianças, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas
atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura
corporal de cada criança. (BRASIL, p.15)
Desta maneira o movimento deve estar
presente nas mais variadas situações da educação infantil, oportunizando que as
crianças utilizem gestos, posturas e ritmos, para se expressarem de forma livre
e produtiva.
Intervenções da Escola Laudinei Nascimento
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Atividade de Zumba no pátio da Escola Laudinei Nascimento. |
Foram desenvolvidas na Escola Laudinei Nascimento, nos meses de maio e
junho, atividades que estimulassem e assegurassem as questões que envolvem o
movimento na Educação Infantil. Por meio das observações, percebemos a importância
de se trabalhar essas habilidades com as crianças, pois presenciamos aspectos
pertinentes de timidez, baixa expressão espontânea e principalmente a pouca
movimentação no ambiente de sala de aula.
Neste
processo, elaboramos intervenções voltadas principalmente para as questões do movimento
infantil, atrelando a arte e a música. Dentre as diversas atividades
desenvolvidas, podemos citar: Sequências rítmicas com músicas de comando;
Danças circulares; Brincadeiras musicais; Percussão corporal; Ritmo com clavas;
Expressão livre com o canto, Zumba, dentre outras.
Durante
este percurso de um mês e meio, percebemos uma nova roupagem que foi dada a
classe. As crianças se mostraram bem mais atentas e aptas para as atividades,
despertando assim, aspectos de extrema importância para o desenvolvimento de
cada uma no processo de aprendizagem, deixando-nos extremamente satisfeitos com
o que foi propostos e executado.
Por: Glaziane Santos e Rainan Sena - Bolsistas do PIBID Educação Infantil
Referência:
Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. Volume 3, pg. 15.
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