segunda-feira, 10 de agosto de 2015

O FANTOCHE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

História com fantoches no pátio da Escola Luiza Ferraz

Na educação infantil, variadas razões nos levam a trabalhar os fantoches dentro da sala de aula, pois nós educadores temos o papel de proporcionar as possibilidades de aprendizagem provocadas pelo mundo mágico que há no trabalho com os fantoches, que contribuem no desenvolvimento integral das crianças. Inclusive, ao se trabalhar com fantoches, podemos usar materiais muito barato e até mesmo usados ou reciclados, e assim podemos mostrar para as crianças, por exemplo, a importância da sustentabilidade.
O teatro de fantoches assim como todos os outros jogos de dramatização e faz-de-conta, acabam ajudando a criança a construir a própria identidade, pois, nestes jogos, ela poderá desempenhar diversos papéis sociais (personagens) e experimentar diferentes sensações e emoções.
Nas mãos da criança, o fantoche deixa de ser um objeto e torna-se um papel, cria vida, tem uma ação e uma identidade. Nessas brincadeiras livres, aparentemente despretensiosas, as crianças poderão expressar seus conflitos, bem como aprenderão a conviver em harmonia, visto que, naturalmente, brincarão em grupo, e terão de combinar entre si as regras da brincadeira, além de contar com o espírito de solidariedade e cooperação.
Então, poder levar até as crianças uma ideia diferente como o teatro de fantoches, poderá fazer com que a criança aumente o seu interesse sobre determinado assunto, porque naquele instante ela se adentrará a um mundo mágico sobre o tema passado em sala de aula, que com esta ferramenta pedagógica se tornará mais interessante de ser entendida pelos alunos.
A utilização dos fantoches dentro da Educação Infantil é de fato muito relevante para se construir uma aprendizagem lúdica e bem divertida, pois o uso do fantoche facilitará ao professor trabalhar diversas coisas utilizando os personagens das histórias.  O que se pode perceber de mais interessante nessa atividade, é a alegria que é percebida e passada para as crianças com os fantoches, e assim pode fazer com que as crianças também participem e entrem na história ali contada, que geralmente são caracterizadas através das músicas e dos diálogos dos personagens. Desse modo, tivemos a oportunidade de sentir e perceber de perto a importância que é de se trabalhar com as crianças contos a partir do uso dos fantoches.
Inicialmente foi contada uma historinha para as crianças com o uso dos fantoches. Aproveitando a influência marcante dessa atividade, foi trabalhado um mural sobre a mesma história. As crianças pintaram e ornamentaram um mural e montaram com dobraduras e massinhas de modelar a história da Borboleta Azul e a lagarta verde. Aproveitamos a oportunidade e também trabalhamos noções de cores e interpretação do texto.
Em seguida, chamamos a frente algumas crianças para recontar a história aos colegas.  E muitos, com desenvoltura, recontaram sem pestanejar; enquanto outros, mais tímidos, contavam do seu jeitinho o que se passou com a borboleta azul e a lagarta verde.
Essa atividade faz parte do projeto “Poesias” e conta com a participação de todos os pibideiros que atuam na Escola Luíza Ferraz. É um   trabalho coletivo que acontece no pátio da escola, antes das crianças entrarem em sala de aula. Isso tem ajudado a interação tanto das crianças, quanto dos colegas do Pibid e da supervisora Raelma Santos, que idealizou essa ação que vem proporcionando outras vivências significativas nas e para as intervenções dos pibideiros.  

Por Jemimah Dallet e Reinaldo Santos

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