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História com fantoches no pátio da Escola Luiza Ferraz |
Na educação infantil,
variadas razões nos levam a trabalhar os fantoches dentro da sala de aula, pois
nós educadores temos o papel de proporcionar as possibilidades de aprendizagem
provocadas pelo mundo mágico que há no trabalho com os fantoches, que
contribuem no desenvolvimento integral das crianças. Inclusive, ao se trabalhar
com fantoches, podemos usar materiais muito barato e até mesmo usados ou
reciclados, e assim podemos mostrar para as crianças, por exemplo, a importância
da sustentabilidade.
O teatro de fantoches
assim como todos os outros jogos de dramatização e faz-de-conta, acabam
ajudando a criança a construir a própria identidade, pois, nestes jogos, ela
poderá desempenhar diversos papéis sociais (personagens) e experimentar diferentes
sensações e emoções.
Nas mãos da criança, o
fantoche deixa de ser um objeto e torna-se um papel, cria vida, tem uma ação e
uma identidade. Nessas brincadeiras livres, aparentemente despretensiosas, as
crianças poderão expressar seus conflitos, bem como aprenderão a conviver em
harmonia, visto que, naturalmente, brincarão em grupo, e terão de combinar
entre si as regras da brincadeira, além de contar com o espírito de
solidariedade e cooperação.
Então, poder levar até as
crianças uma ideia diferente como o teatro de fantoches, poderá fazer com que a
criança aumente o seu interesse sobre determinado assunto, porque naquele
instante ela se adentrará a um mundo mágico sobre o tema passado em sala de
aula, que com esta ferramenta pedagógica se tornará mais interessante de ser
entendida pelos alunos.
A utilização dos
fantoches dentro da Educação Infantil é de fato muito relevante para se
construir uma aprendizagem lúdica e bem divertida, pois o uso do fantoche
facilitará ao professor trabalhar diversas coisas utilizando os personagens das
histórias. O que se pode perceber de
mais interessante nessa atividade, é a alegria que é percebida e passada para
as crianças com os fantoches, e assim pode fazer com que as crianças também
participem e entrem na história ali contada, que geralmente são caracterizadas
através das músicas e dos diálogos dos personagens. Desse modo, tivemos a
oportunidade de sentir e perceber de perto a importância que é de se trabalhar
com as crianças contos a partir do uso dos fantoches.
Inicialmente foi contada
uma historinha para as crianças com o uso dos fantoches. Aproveitando a
influência marcante dessa atividade, foi trabalhado um mural sobre a mesma
história. As crianças pintaram e ornamentaram um mural e montaram com
dobraduras e massinhas de modelar a história da Borboleta Azul e a lagarta
verde. Aproveitamos a oportunidade e também trabalhamos noções de cores e
interpretação do texto.
Em seguida, chamamos a
frente algumas crianças para recontar a história aos colegas. E muitos, com desenvoltura, recontaram sem
pestanejar; enquanto outros, mais tímidos, contavam do seu jeitinho o que se
passou com a borboleta azul e a lagarta verde.
Essa
atividade faz parte do projeto “Poesias” e conta com a participação de todos os
pibideiros que atuam na Escola Luíza Ferraz. É um trabalho coletivo que acontece no pátio da
escola, antes das crianças entrarem em sala de aula. Isso tem ajudado a
interação tanto das crianças, quanto dos colegas do Pibid e da supervisora Raelma
Santos, que idealizou essa ação que vem proporcionando outras vivências
significativas nas e para as intervenções dos pibideiros.
Por Jemimah Dallet e Reinaldo Santos
Por Jemimah Dallet e Reinaldo Santos
Sabiam que as crianças amaram????
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